Pneus começam a ser retirados do ecoponto clandestino no Bairro Planalto em Patos de Minas

Notícias | Saúde

07 Fevereiro, 2013

0

Pneus começam a ser retirados do ecoponto clandestino no Bairro Planalto em Patos de Minas


 

O ecoponto clandestino da cidade de Patos de Minas começa a ser desativado definitivamente. Nesta manhã de Quinta-Feira (07/02) por volta das 08h00, aconteceu um mutirão para a retiradas de grande parte dos pneus espalhados na área onde será construído o ecoponto. A área fica no Bairro Planalto. Aproximadamente 600 pneus médios e grandes foram embarcadas para uma cidade do estado de Goiás.

De acordo com Sivuca Costa, diretor de meio ambiente, a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, através da Vigilância Ambiental, Diretoria de Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura e apoio do Ministério Público, conseguiu a vinda de uma carreta da Recicla Anip ( Associação Nacional de Indústria de Pneumáticos da cidade de Goiânia), no estado de Goiás, para o recolhimento e transporte dos pneus descartáveis.

Foram retiradas inicialmente aproximadamente 30 toneladas de pneumáticos da área do Bairro Planalto. A Secretaria Municipal de Infraestrutura da Prefeitura de Patos de Minas forneceu funcionários no transporte da carga do Ecoponto para a carreta da Recicla Anip. O monitoramento está sendo feito pela Vigilância Ambiental e o trabalho foi acompanhado pela Diretoria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Ministério Público.

A primeira etapa de retirada de toneladas dos pneus de Patos de Minas é relevante para o combate à proliferação do mosquito da dengue e evitar o impacto ao meio ambiente do município. Toda a operação para a retirada da primeira carga de pneus do local deve acontecer em cinco horas de trabalho. A carga de pneus tem previsão para sair de Patos de Minas por volta das 15h00 horas para o descarte e reciclagem da Anip na cidade mineira de Itaú de Minas.  

Várias pessoas ligadas à Saúde e Meio Ambiente juntamente com a imprensa local acompanharam todo o processo de retirada de pneumáticos do ecoponto clandestino, que fica no meio de uma Rua no Bairro Planalto. O promotor de meio ambiente, Paulo Henrique Delicoli, Marcos Antônio dos Santos (Coordenador de Combate à Dengue), Eugênio Pacelli Civuca Costa (Diretor de Meio Ambiente), Milton Romero (Coordenador da Defesa Civil), Fábio Pacheco (Fiscal de Meio Ambiente), Adão e Brito (Secretaria de Infraestrutura), Neide Miquelante (representante da Apare – Associação Patense de Reciclagem, e representantes da Vigilância Sanitária e da empresa Limperbrás estiveram presentes no local.

O promotor Paulo Henrique Delicole, disse que no lugar será afixadas placas baseadas no artigo 54 da lei 9605, que prevê crime com prisão para quem for flagrado jogando pneus no local. A próxima etapa para a retirada de mais cargas de pneus do ecoponto clandestino em Patos de Minas, está marcada para depois do carnaval 2013. 

 

Fonte: Matéria e fotos:Vanderlei Gontijo




Galeria de Fotos (26)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)