Polícia e Ministério Público recolhem objetos e prefeito de Rio Paranaíba é afastado
A Promotoria de Justiça de Rio Paranaíba deflagrou na manha desta terça-feira (15), a Operação “Aurora”, cumprindo dez mandados de busca e apreensão na Prefeitura Municipal, casa do Prefeito e dos Secretários de Governo. Esta foi apenas mais uma etapa da investigação que começou a cerca de um ano.
De imediato o prefeito de Rio Paranaíba Márcio Antônio Pereira (PSD) está temporariamente afastado do cargo por improbidade administrativa. O Ministério Publico de Minas Gerais (MPMG) está apurando diversas ilegalidades em compras e contratações por parte do município. Estima-se que cerca de 59 pessoas estão envolvidas neste esquema.
Na operação realizada na manhã desta terça-feira (15) a Polícia Militar recolheu dezenas de documentos ligados a movimentações financeiras e computadores, todo o material recolhido foi encaminhado para análise em Belo Horizonte. Além das diversas ilegalidades em compras e contratações apurou-se ainda, a falsificação de documentos públicos, especialmente de orçamento e requisições de compras.
Ficou constatado ainda ilegalidades nos contratos celebrados mediante procedimentos de licitação para contratação de serviços médicos e, indícios de desvio de dinheiro público. As denúncias foram feitas por um advogado que deixou a cidade depois de receber ameaças. Entre os casos apontados por ele está a compra de gasolina em um posto de combustíveis.
Fonte: MPMG/G1
Foto: Pierre Penteado/ Jornal do Povo)