Polícia Militar de Presidente Olegário e CDL realizam reunião para discutir implantação de rede protegida de comércio
A Polícia Militar de Presidente Olegário realizou no início da noite desta Quinta-Feira (04/12) uma reunião para discutir sobre o desejo de implantar a rede de comércio protegido na cidade. O evento aconteceu às 19h20 na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Publico Municipal, na Rua Pimpim Moreira, no Bairro Aeroporto e contou com a presença de aproximadamente 20 pessoas comerciantes interessadas no assunto e do comandante do 5º pelotão de Polícia Militar de Presidente Olegário, Tenente Felipe Fernandes.
Durante a reunião o Tenente Fernandes, explicou aos comerciantes como funciona a rede de comércio protegido, sendo que este era o objetivo inicial do evento. A Rede de Comércios de Protegidos tem por objetivo principal reduzir o índice de crimes cometidos na região central de uma cidade, sobretudo em estabelecimentos comerciais. Trata-se de um projeto de integração entre polícia e comunidade, que através de discussões sobre segurança neste setor específico, pretende analisar e propor soluções para os problemas locais em parceria com as entidades classistas.
Sua organização é semelhante ao projeto de Vizinhos Protegidos, sendo que a ideia central é que na impossibilidade da Polícia Militar estar em todos os locais ao mesmo tempo, os próprios comerciantes se organizem, conhecendo melhor os seus vizinhos, funcionários e façam uma interação com eles de forma solidária atuando como “câmeras vivas”. Os comerciantes poderão se comunicar através de um aparelho celular (whatszapp) ou até mesmo através de sinal sonoro.
O projeto é voltado para empresários que querem intensificar a segurança dos estabelecimentos. Todos os empresários que participaram da reunião demonstraram interesse em participar da rede de comércios protegidos. A intenção é que uma nova reunião seja marcada com a participação de mais empresários, e que o projeto seja implantado no início de 2015. Vale salientar que o custo é baixo e o resultado é altamente positivo. A Polícia Militar tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Fonte: Hamilton Amorim