Ponte sobre o córrego São Bartolomeu corre riscos de desabar e revolta moradores da região

A ponte é feita de madeira e coloca a vida dos usuários em perigo constantemente

Notícias | Política

18 Novembro, 2018

0

Ponte sobre o córrego São Bartolomeu corre riscos de desabar e revolta moradores da região


Uma situação que se arrasta há anos, mas que atualmente tem se tornado insuportável tem tirado a paz dos moradores da região de São Bartolomeu, Almas, Bravinhos, extrema, Campo Alegre e Catulés, assim como, os habitantes de Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba e várias outras partes da região Alto Paranaíba. Toda essa preocupação é porque a ponte sobre o córrego São Bartolomeu corre sérios riscos de desabar e até provocar uma tragédia, sendo que o local é usado por milhares de pessoas que transitam pelo local.


Na última quarta-feira (15/11), a reportagem do Portal de Notícias Patos 1, acompanhou um homem que mora na região de Extrema e que possui fazenda no local. Ele e vários outros pais de alunos que estudam em Carmo do Paranaíba só se tranquilizam quando seus filhos chegam às casas onde moram. Tudo isso, porque as crianças precisam passar pela ponte que está “condenada” para chegar até às salas de aulas onde estudam. Mas o momento que não sai das cabeças dos pais, é quando pensam que o micro ônibus terá que passar pela ponte.

Com a situação precária, a prefeitura de Carmo do Paranaíba colocou várias placas de advertência aos motoristas proibindo a passagem de veículos pesados pelo local. Mas como a ponte serve para escoar a produção proveniente da agricultura e pecuária de centenas de propriedades rurais, e também para transporte escolar de alunos daquelas localidades, os pais pedem urgentemente uma providencia da administração municipal daquele município.

A ponte que é toda construída em madeira e já deve estar no local por mais de 100 anos, causa medo aos motoristas que precisam passar pelo lugar. Debaixo da ponte é possível ver que os postes de sustentação estão todos tortos e alguns apresentam rachaduras. Nas cabeceiras da ponte pelos dois lados de tráfego a erosão está colocando a ponte correndo riscos ainda maiores de desabar. Buracos estão se formando e atingindo até mesmo a estrada vicinal.

De acordo com alguns moradores que conversaram com a reportagem, eles já procuraram os órgãos responsáveis da prefeitura de Carmo do Paranaíba por inúmeras vezes, mas sempre ouvem que não há recursos para construir de imediato uma ponte nova sobre o córrego São Bartolomeu. Ainda segundos os pais de alunos e moradores das regiões de São Barto e Extrema, o que é passado para eles é que com falta de repasses de verbas do governo do estado aos municípios, a situação só piora. Mas cansados de tanto esperar, os pais e fazendeiros resolveram acionar a imprensa numa tentativa de pedir ajuda para solucionar o problema, que já se arrasta por décadas. “Com período de chuvas só aumenta, com o córrego cheio e com as enchentes o medo de passar pela ponte de torna ainda maior”, finaliza um morador que passa local diariamente. 

RESPOSTA DA PREFEITURA

Em conversa com a assessoria de comunicação da prefeitura municipal Carmo do Paranaíba, foi repassado à reportagem que a administração está empenhada em conseguir fundos para a construção de uma nova ponte sobre o córrego São Bartolomeu. A assessoria ressaltou que neste momento as prefeituras estão todas passando por dificuldades, devido ao governo estadual não estar repassando as verbas destinadas aos municípios, mas mesmo assim o prefeito Dr. Cesar esta indo a Brasília para buscar solução para a construção da ponte.

 Com isso, a administração pede-se que a população tenha um pouco de paciência e que em breve o problema será resolvido, sendo que inclusive, os engenheiros do município já estão realizando o planejamento da projeto de construção, concluiu a assessoria.

 

 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (20)

COMENTÁRIOS (0)