Posto de saúde do Bairro Rosário em Lagoa Formosa deve começar a funcionar no primeiro semestre de 2014
A Unidade de Saúde do Bairro Rosário, na cidade de Lagoa Formosa, deve começar a funcionar em aproximadamente 06 (seis) meses. As obras de construção do prédio foram finalizadas e os operários que trabalham na local realizam retoques finais, como por exemplo, construção de calçadas e plantio de gramas e árvores ao redor do mesmo. A previsão é de que o Posto de Saúde entre em funcionamento até no máximo meados do ano de 2014.
Segundo informações da secretária, Clarice Santana, a saúde pública é uma das metas da atual administração. Ela informou ainda, que no município foram construídos mais dois Postos de Saúde, sendo um em Monjolinho e outro na comunidade de Limeira. O custo da Unidade de Saúde do Bairro Nossa Senhora do Rosário em Lagoa Formosa, tem orçamento de aproximadamente R$500.000,00.
De acordo com a secretária, o projeto faz parte do programa saúde da família que é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.
As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde da comunidade. Ela disse que a cidade de Lagoa Formosa conta atualmente com 03 (três) Unidades Básicas de Saúde (UBS). As UBS estão nos Bairros Planalto, Bela Vista e Centro. Agora a cidade passa a contar com a 4ª unidade no Bairro Nossa Senhora do Rosário, sendo que a unidade prestará uma homenagem a um funcionário da secretaria de saúde que morreu em um acidente de carro, e levará o nome de UBS- Evandro dos Reis Lima.
Clarice Santana, explica também que o objetivo é instalar no local uma equipe completa de saúde da família com médico, enfermeiro (a), técnico em enfermagem, dentista e auxiliar, e agente comunitário de saúde. Ele conta que ainda que a previsão para atendimento de médico, ginecologista, nutricionista e outros atendimentos multiprofissional. No local serão atendidos pacientes da área específica de cadastro, sendo que o agente de saúde passa em todas as residências do bairro fazendo o cadastro pessoal e logo após a UBS faz a classificação de risco.
Fonte: Vanderlei Gontijo