Pouco mais de um mês após o final da construção da barragem em Lagoa Formosa a represa já mostra sua força
A barragem “Norida Vieira de Lima”, que foi construída para suprir a necessidade de água potável na cidade de Lagoa Formosa começa a "encher" e já mostra sua força. A obra que teve início no dia 14 de Maio de 2014, foi concluída no mês de Outubro. Pouco mais de um mês após o final de sua construção, a represa já mostra toda sua força. A expectativa inicial seria de que a barragem levaria aproximadamente 02 (dois) anos para atingir o nível desejado de águas, mas como o período de chuvas chegou abundante na região do Alto Paranaíba, a expectativa passou para seis meses. Funcionários da prefeitura ainda trabalham no local, mas agora para garantir que a represa possa encher com segurança. Na última semana foi construído um meio fio em cima do aterro, que servirá para dar mais sustentação ao mesmo. Agora estão sendo realizadas outras obras no local.
O reservatório servirá para o abastecimento de água potável a toda população do município, que é feita pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que foi parceiro da prefeitura na execução do projeto. A obra foi construída na região dos córregos Lavrado/Sapé, onde já existe a bacia do Sapé, que é a responsável pelo abastecimento de água na cidade. Com as chuvas torrenciais dos últimos dias surgiram alguns princípios de erosões no local e a prefeitura trabalha para evitar que o fenômeno aconteça no lugar.
De acordo com informações do prefeito de Lagoa Formosa, José Wilson de Amorim (Zé Amorim) e do secretário de Administração e Governo, Adão Ferreira de Lima, no aterro da represa está sendo usada uma lona chamada “Geomenbrana” para cobrir o mesmo. A lona servirá para evitar a erosão assim que a represa estiver cheia. Adão explica que por se tratar de uma represa extensa, as ondas irão atingir o aterro da mesma em grande proporção e velocidade, por isso a preocupação. A cobertura deverá atingir uma altura de 11 metros e será colocada gradativamente de acordo com as necessidades, ou seja, assim que as águas da represa forem aumentando. O popular “ladrão” como é conhecido o local por onde o excesso de água escorre assim que a represa atingir o nível máximo de águas também irá receber uma camada de concreto, para evitar que o aterro sofre erosão.
O secretário explica que outra preocupação é com os “barrancos” laterais por onde desce as águas das enxurradas. A barragem tem 03 quilômetros de extensão, numa área de aproximadamente 25 hectares. A represa tem capacidade para acumular 01 (um) milhão e 53 mil metros cúbicos de água. A barragem poderá abastecer a cidade de Lagoa Formosa num período de aproximadamente 06 (seis) meses sem chuvas, por exemplo. A outorga de água no local passará de 30 mil litros para 80 mil litros de capitação de água por hora. A previsão é de que a barragem possa atingir o nível esperado de águas num período de aproximadamente 06 (seis), mas isso se as chuvas permanecer por um bom tempo no município de Lagoa Formosa. O córrego do “Lavrado” será o responsável pelo acúmulo de água no local.
Fonte: Vanderlei Gontijo