Prefeito de Lagoa Formosa é homenageado na festa de aniversário de 40 anos do Corpo de Bombeiros em Patos de Minas
O Corpo de Bombeiros de Patos de Minas realizou na manhã desta Quarta-Feira (31/05) solenidade para comemorar o aniversário de 40 anos da corporação na cidade. O evento foi realizado no salão House Fest, situado na Avenida Fátima Porto, no Bairro Cidade Jardim. Centenas de pessoas, entre elas autoridades civis e militares, marcaram presença nas comemorações que teve início a partir das 10h00. O prefeito da cidade de Lagoa Formosa, João Martins de Paula (corete) e o empresário Eliésio Carlos Rodrigues foram homenageados. Ainda recebeu uma placa alusiva aos 40 anos dos bombeiros na cidade, repórteres e jornalistas, entre eles, o coordenador de Jornalismo e redator do Portal de Notícias Patos 1, Vanderlei Gontijo e o gerente e locutor da rádio vitoriosa Mahrdas Gomes.
Antes da cerimonia um café da manhã que foi gentilmente preparado pela secretária de educação da Prefeitura da cidade de Lagoa Formosa, Ilma Aparecida Marques, foi servido á todos os presentes. Já o responsável pelo pronunciamento de agradecimento na comemoração foi o Tenente Coronel Nivaldo, que juntamente com o comandante da 4ª Companhia Independente de Patos de Minas, Major Marisguia, agradeceu a cada um dos presentes ao evento. Eles também foram os responsáveis pela entrega das placas aos homenageados. O Tenente Nivaldo lembrou que o Corpo de Bombeiros foi fundado em Patos de Minas, no dia 24 de Maio de 1977, como subseção de incêndio, depois foi a pelotão. Em seguida passou para companhia e em 2016 se tornou a 4ª Cia Independente de Bombeiro Militar.
A 4ª CIA IND BM de Patos de Minas tem autonomia funcional e administrativa e sob sua jurisdição o Corpo de Bombeiros de Paracatu, Patrocínio e Unaí. Atualmente a área de comando da 4ª Cia BM abrange 90 mil KM² e atinge aproximadamente 01 (um) milhão de habitantes das regiões do Alto Paranaíba e Noroeste do estado de Minas Gerais. Em 2016, o Corpo de Bombeiros de Patos de Minas realizou 19.400 atendimentos de ocorrências. A corporação tem como principal missão a execução de atividades de Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos no âmbito de suas respectivas Unidades Federativas. São consideradas Forças Auxiliares e Reserva do Exército Brasileiro.
Os primeiros bombeiros militares surgiram na Marinha, devido os riscos de incêndio nos antigos navios de madeira, porém, eles existiam apenas como uma especialidade, e não como Corporação. Ao longo da história mundial, grandes incêndios marcaram as sociedades ao redor do mundo e, a partir dessas tragédias, foi preciso criar uma corporação de combate ao fogo. Assim, surge a primeira concepção do Corpo de Bombeiros. A primeira Corporação de Bombeiros no Brasil, foi criada pelo Imperador D. Pedro II, em 1856. Em 1917 o Corpo de Bombeiros da Capital Federal tornou-se oficialmente Reserva do Exército. O termo Militar foi inserido na década de noventa para destacar a condição dos Corpos de Bombeiros como Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, bem como a de Militares dos Estados, situação essa reafirmada na Constituição Federal de 1988.
Fonte: Vanderlei Gontijo