Prefeito de Lagoa Formosa explica sobre situação das águas do principal cartão postal da cidade que está suja
O prefeito de Lagoa Formosa, José Wilson de Amorim (Zé Amorim) explicou durante entrevista para o apresentador Anairton Lima, da Rádio Vitoriosa, a atual situação em que se encontram as águas da “lagoa” que é o principal cartão postal da cidade. A local que é conhecido por suas águas claras e azuis, atualmente está com as cores diferentes e com a predominância de barro. Várias questões foram levantadas sobre o fato, mas nenhuma delas pode ser confirmada. Entre as hipóteses levantadas algumas são contraditórias, como por exemplo, a de que seriam os peixes que existem no local, que estariam tirando barro no fundo da mesma e misturando o produto com a água. Mas essa alternativa também foi descartada.
De acordo com informações do prefeito, preocupado com a situação da lagoa, sendo que é a primeira vez que o fato acontece, foi contratada uma empresa especializada em análises de águas para fazer os trabalhos laboratoriais na tentativa de descobrir o que poderia estar mudando a coloração das águas da lagoa da cidade de Lagoa Formosa. Mas de acordo com “Zé Amorim” os resultados dos testes de laboratório não apresentaram nenhuma anormalidade. Ele disse que a causa mais provável do fenômeno que vem acontecendo com a lagoa, é realmente a falta de chuvas que atinge a região do Alto Paranaíba. Para o chefe do executivo outra alternativa seria esvaziar a lagoa e até mesmo perfurar poços artesianos em seu leito, mas por enquanto esta é apenas uma alternativa.
O Prefeito inclusive contou à reportagem que se persistir o período de estiagem na região, existe uma grande possibilidade da cidade de Lagoa Formosa ter que racionalizar água, que é fornecida pelo SAAE. Para o prefeito a construção da “barragem” na região do córrego do sapé irá ajudar a resolver uma possível racionalização de água, mas como a represa ainda vai levar um tempo para ficar pronta e também levará um período para acumular águas há possibilidade de ser preciso racionalizar. Zé Amorim disse que já fez campanha pedindo a população de Lagoa Formosa para que a mesma faça economia, ou mesmo evite o desperdício de água, mas de nada adiantou. Ele contou que no mês de Julho a cidade bateu recorde em consumo de água.
Fonte: Vanderlei Gontijo