Prefeitura de Lagoa Formosa distribui gratuitamente adubo e calcário para pequenos produtores rurais do município

Regionais | Lagoa Formosa

29 Outubro, 2014

0

Prefeitura de Lagoa Formosa distribui gratuitamente adubo e calcário para pequenos produtores rurais do município


A prefeitura Municipal de Lagoa Formosa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, juntamente com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) está distribuindo aos pequenos produtos rurais ligados às associações comunitárias do município, adubo e calcário gratuitamente. O projeto visa incentivar a produção agrícola das pequenas propriedades. Lagoa Formosa possui 16 associações comunitárias, mas uma encontra-se desativada. Todas as outras irão receber o benefício. O presidente de cada associação em comum acordo com os associados é quem irá fazer a divisão dos produtos, sendo que associações já possuem máquinas e implementos agrícolas, através de contrato de comodato. Serão distribuídos aos produtores rurais 670 toneladas de calcário e 170 mil quilos de adubo.

De acordo com informações da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Lagoa Formosa, Luciana Magalhães, o projeto é pioneiro no país e só foi conseguido graças aos esforços contínuos da administração municipal. Ela disse que o adubo e o calcário são indicados somente para o plantio nas pequenas propriedades, e servirá para fortalecer a agricultura dentro da comunidade. Ela conta também que todo ano, cada conselho recebe uma verba de subvenção no valor de R$2.350,00 retirados através de recursos próprios do município. Cada conselho irá receber adubo e calcário necessários para tratar 45 hectares. Todo associado ao conselho terá direito de receber os produtos de acordo com suas necessidades, ressalta Luciana Magalhães.

A secretária disse também que o projeto foi adquirido através do portal SICONV (portal de convênio) que é liberado aos municípios para pleitear possíveis benefícios. Os produtos já estão sendo distribuídos aos associados, através dos presidentes das associações comunitárias. Luciana acredita que o projeto irá beneficiar os pequenos produtores rurais, sendo que os mesmos sentem dificuldades em tratar o solo devido ao alto valor dos produtos usados. Nesta Terça-Feira (28/10) a Prefeitura Municipal começou a transportar o adubo que está armazenado na antiga CASEMG, até as sedes das associações.  O adubo foi adquirido através de licitação e a vencedora foi uma empresa do estado do Paraná. Alguns presidentes de associações estão indo pessoalmente até o local retirar o adubo que será repassado aos seus associados. A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente irá fiscalizar a distribuição dos produtos para que o mesmo seja usado de forma correta na propriedade. 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (10)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)