Prefeitura de Lagoa Formosa irá substituir árvores comprometidas da Avenida Brasil e plantar 100 mudas de manacá-da-serra

Regionais | Lagoa Formosa

11 Janeiro, 2016

0

Prefeitura de Lagoa Formosa irá substituir árvores comprometidas da Avenida Brasil e plantar 100 mudas de manacá-da-serra


As máquinas da Prefeitura Municipal de Lagoa Formosa deram início na manhã desta Segunda-Feira (11/01) à retirada de aproximadamente 30 árvores que estavam comprometidas e que representavam perigo à população da cidade em geral, principalmente aos condutores de veículos automotores. As árvores estavam com as raízes enfraquecidas ou mesmo com seus troncos começando a apodrecer. Segundo o Prefeito José Wilson de Amorim, o pensamento é prevenir para que ninguém saia ferido, ou tenha seus automóveis danificados com uma possível queda de algumas dessas arvores que se encontram enfraquecidas.

De acordo com o prefeito, no lugar onde se encontravam as arvores, o passeio também foi praticamente destruído pelo crescimento das raízes das mesmas. Ele conta que as mudas de manacá-da-serra já foram adquiridas através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, e na próxima semana todas as 100 novas “arvorezinhas” já estarão plantadas. Já sobre os novos passeios ele diz que já foram feitas as licitações e em breve a empresa vencedora irá reconstruir os mesmos, sendo que o antigo será todo desmanchado. Para o prefeito com a escolha das novas espécies de arvores que irão arborizar a principal entrada da cidade, o local também irá ficar florido em algumas épocas do ano.

O manacá-da-serra é uma árvore pioneira da Mata Atlântica brasileira, da floresta ombrófila densa da encosta atlântica dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Ocorre quase exclusivamente em matas secundárias, aonde chega a ser a espécie dominante. Ela possui outros nomes populares como: cuipeúna, jacatirão, flor-de-maio, flor-da-quaresma e pau-de-flor. Em sua altura máxima pode atingir até 12 metros e o diâmetro de seu tronco, 30 centímetros. Suas folhas são rijas. Apresenta flores de diversas cores e que mudam de coloração, do branco ao roxo passando pelo rosa. Costuma florir entre os meses de Novembro e Fevereiro; a frutificação costuma a ocorrer em fevereiro e Março. Normalmente as sementes, de dispersão anemocórica, precisam entre 10 e 20 dias para germinarem.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (20)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)