Prefeitura de Patos de Minas busca soluções para o trânsito
O consultor da empresa MP Engenharia, Planejamento e Administração de Belo Horizonte apresentou para a equipe de trânsito e planejamento da cidade e secretários municipais, o segundo volume do estudo realizado em Patos de Minas nos últimos 4 meses sobre o trânsito e transporte público.
Outra reunião deve ser feita para apresentar as propostas de mudança para melhoria do trânsito que conta com mais de 80 mil veículos. De acordo com o responsável pelo estudo, Zenilton Kleber Gonçalves do Patrocínio, Patos de Minas está passando por um período de transição e está na hora de se intervir. “O trânsito ainda não está saturado, já que mesmo com espaço de estacionamento na rua Major Gote nos dois lados e ainda o espaço de ciclovia, o trânsito ainda flui. “ – explicou. Segundo o responsável pelo Estudo, com uma melhor gestão dos espaços o trânsito e a mobilidade poderão ser melhorados.
Algumas ações para a melhoria do trânsito podem acontecer de imediato, porém, outras reuniões deverão ser realizadas para a conclusão das propostas até setembro para a apresentação das soluções pensadas para o trânsito da cidade. O Secretário de Governo, Marcos André Alamy, explicou que ainda não existem os valores para as mudanças. Ele contou que com o mapeamento vai ficar mais fácil as intervenções.
O responsável pelo estudo adiantou algumas sugestões como sincronização dos semáforos em algumas ruas, mudanças de sentido em outras e a Major Gote poderá ter um dos lados de estacionamento retirado. Outra questão que deve sofrer alteração é quanto aos espaços de carga e descarga que deverão ser melhor aproveitados.
Um plano mais detalhado de mobilidade também será realizado. O estudo que, apontou vários pontos conflitantes no trânsito da cidade, vai servir também para aprimorar a questão do transporte público. Alguns pontos de ônibus e rotas poderão sofrer mudanças. Uma melhoria na sinalização também deve acontecer. A apresentação das propostas deverá ser realizada em setembro.