Prefeitura Municipal de Lagoa Formosa faz alerta à população em geral que é expressamente proibido nadar na barragem “Norida de Deus Vieira”
A prefeitura Municipal de Lagoa Formosa faz um alerta à população em geral que é expressamente proibido nadar ou usar as águas da represa “Norida de Deus Vieira” para fins que não sejam em benefício de todos os moradores da cidade. O local se tornou ponto turístico logo após o término das obras no mês de Outubro. A represa atingiu seu nível desejado de águas, antes da mesma completar 02 (dois) meses após a conclusão das obras. Esse fato tem chamado a atenção dos moradores de Lagoa Formosa e de várias outras cidades da região do Alto Paranaíba. Neste Domingo (07/12) centenas de pessoas passaram pelo local, para acompanharem de perto um dos maiores projetos já realizados no município em todos os tempos.
O lugar se tornou ponto turístico para lagoenses e visitantes. Eles ficam admirados com a rapidez que a represa acumulou as águas, mas a explicação é natural, tudo se deve aos 30 dias de chuvas torrenciais no Alto Paranaíba. Mas a administração municipal ressalta que na barragem e permanentemente proibido nadar ou usar suas águas para qualquer outro tipo de lazer próprio. Em conversa com o prefeito municipal, José Wilson de Amorim (Zé Amorim) nesta manhã de Segunda-Feira (08/12) ele disse à reportagem que foram afixadas em toda a extensão da represa placas com os seguintes dizeres “É PROIBIDO NADAR”. O local também oferece perigo constante de afogamento devido à profundeza das águas.
Mas o prefeito ressalta que as placas valem também para caça e pesca. Ele diz que no momento não existem peixes na represa, mas quando tiver será proibido pescaria no local. O reservatório servirá exclusivamente para o abastecimento de água potável a toda população do município, que é feita pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que foi parceiro da prefeitura na execução do projeto. A obra foi construída na região dos córregos Lavrado/Sapé, onde já existe a bacia do Sapé, que é a responsável pelo abastecimento de água na cidade.
A barragem tem 03 quilômetros de extensão, numa área de aproximadamente 25 hectares. A represa tem capacidade para acumular 01 (um) milhão e 53 mil metros cúbicos de água. A barragem poderá abastecer a cidade de Lagoa Formosa num período de aproximadamente 06 (seis) meses sem chuvas, por exemplo. A outorga de água no local passará de 30 mil litros para 80 mil litros de capitação de água por hora. A previsão era de que a barragem pudesse atingir o nível esperado de águas num período de aproximadamente 06 (seis), mas isso se as chuvas fossem demorar a chegar na região. Como choveu em abundância no mês de Novembro, a represa transbordou em apenas 02 meses. O córrego do “Lavrado” é o responsável pelo acúmulo de água no local.
Fonte: Vanderlei Gontijo