Prefeitura Municipal de Lagoa Formosa finaliza construção de banheiros em residências rurais e urbanas através do Programa Travessia Social
A Prefeitura Municipal da cidade de Lagoa Formosa realiza através do Programa Travessia Social, a finalização das construções de banheiros com módulos sanitários, que foram iniciados no ano de 2014. O projeto foi iniciado através do Programa Porta a Porta do Governo do Estado de Minas Gerais, programa executado na Gestão Municipal 2009/2012, sendo que na ocasião foi feito o diagnóstico das privações sociais nas dimensões saúde, educação e padrão de vida nos municípios mineiros. Por meio deste diagnostico, no quesito saneamento básico, foram identificadas muitas famílias que não tinham banheiro em suas residências, incluindo área urbana e rural do município de Lagoa Formosa.
Diante disso, na ocasião o município foi contemplado pelo Governo de Minas Gerais com a construção de 87 Módulos Sanitários. Foram construídos 37 Módulos na área urbana e 50 Módulos na área rural. Também à época foram identificados 84 banheiros para os quais seria feita apenas uma reforma. Porém, o valor recebido por Módulo não seria suficiente para realizar a reforma e o município fez a devolução deste valor para o Governo Estadual com as devidas justificativas. Já dos 87 Módulos Sanitários que seriam construídos, apenas 69 foram levantados no ano de 2014.
Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social, Mirian Helena Mota Lima, houve algumas desistências por iniciativa dos próprios beneficiários, devido ao prazo de construção e também devido à forma como os Módulos deveriam ser construídos, conforme determinação especificada no Convênio, sendo que os banheiros tem que ser construídos em separado das imóveis. Mas neste ano de 2016 foi feito um Termo Aditivo ao Convênio para ser realizada a construção dos 18 Módulos Sanitários restantes. As famílias contempladas tinham seus nomes listados no diagnóstico do Porta a Porta, sendo 01 da área rural que não tinha banheiro e as 17 da área urbana para as quais sugeria apenas a reforma.
Após a visita domiciliar realizada pela Assistente Social foi identificada a situação precária dos banheiros, devendo ser realizada a construção dos mesmos. A obra destes 18 Módulos Sanitários já foi iniciada e deve concluir em até 06 meses. Mirian, por meio deste Programa Social, disse que o governo garante qualidade de vida às famílias e contribui para evitar a proliferação de doenças, preservando o cidadão e o meio ambiente. A dona de casa Maria Lúcia Ferreira Souza, 61 anos, moradora da Rua José Oscar, no Bairro Nossa Senhora do Rosário, foi uma destas comtempladas. Ela disse que reside no local há mais de 40 anos e a situação do banheiro em sua residência era precária, mas com o projeto vai poder ter uma melhor qualidade de vida.
Fonte: Vanderlei Gontijo