Prefeitura Municipal de Lagoa Formosa inicia obras de construção do Aterro Sanitário na região do Pião próximo a BR 354
A Prefeitura Municipal de Lagoa Formosa deu início na primeira semana do mês de Junho de 2015 à construção do Aterro Sanitário do Município. O local escolhido e que atendeu às normas exigidas pelo Ministério Público e Meio Ambiente está na região de “Maxixe” com "Pião" e atende às principais normas para que um Aterro Sanitário possa funcionar normalmente. Assim que as obras forem concluídas, o Aterro Controlado de Lagoa Formosa que fica no Distrito Industrial da cidade deixará de existir. Todos os trabalhos que são feitos atualmente no Aterro Controlado passarão a funcionar no novo Aterro Sanitário. O local da obra fica há aproximadamente 15 quilômetros da cidade e a pouco mais 100 metros da BR 354, sentido Lagoa Formosa à Carmo do Paranaíba.
De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Luciana Magalhães, o projeto do Aterro Sanitário de Lagoa Formosa é inovador e não irá causar nenhum dano maléfico ao Meio Ambiente. Ela conta que a prefeitura procurava um local que atendesse às normas do Meio Ambiente há mais de 03 (três) anos. Um terreno chegou a ser comprado na região de Mataburros sentido Monjolinho de Minas, mas o lugar foi embargado por estar muito próximo de uma nascente. Mas segundo Luciana, desta vez todos os documentos exigidos foram entregues ao Promotor de Meio Ambiente de Patos de Minas e à Polícia Ambiental. Ao todo são 05 (cinco) hectares que foram adquiridas pela Prefeitura Municipal para a construção do aterro.
Durante entrevista exclusiva concedida à reportagem do Patos 1 tv on line, a secretaria explicou em detalhes todos os procedimentos da construção e como irá funcionar o Aterro Sanitário de Lagoa Formosa. Luciana contou que pelas regras do Meio Ambiente, o aterro tem que ter distância de 20 quilômetros de aeroportos, no caso o aeroporto municipal de Patos de Minas. Não pode ser construído próximo de nascentes ou lençóis freáticos e atender a várias outras exigências. Ela disse que todas essas normas foram seguidas e cumpridas. A construção do Aterro Sanitário de Lagoa Formosa deve durar aproximadamente 60 dias, e assim que ficar pronto todos os lixos recolhidos na cidade serão levados para o local. Para saber mais sobre o aterro, basta assistir a entrevista de Luciana Magalhães que está disponível no Portal Patos 1 tv online.
Edição de vídeo:Arsom Nolasco/Matéria:Vanderlei Gontijo
Fonte: Vanderlei Gontijo