Presidente da Associação de Socorro e Proteção aos animais de Patos de Minas faz graves denúncias de maus tratos de animais no Centro de Zoonoses
Uma denúncia grave foi feita pela Presidente da ASPAA da cidade de Patos de Minas, sobre maus tratos que vem sofrendo os animais que estão no Centro de controle de Zoonoses. Durante visita ao gabinete do Prefeito Municipal Pedro Lucas há poucos dias atrás, a presidente apresentou um documento com resumo dos fatos que segundo ela vem acontecendo no Centro de Controle de Zoonoses.
Betânia Nunes de Oliveira, disse que o resumo apresentado ao prefeito relata a realidade atual do Centro e também da construção do canil, que de acordo com a mesma, as obras não oferecem condições adequadas para os animais, sendo que o espaço foi mal projetado e é pequeno para comportar a quantidade de animais da cidade. Segundo ela o canil antigo não é esterilizado e tem apenas água sanitária que é usada para higienização, mas está com data de vencimento ultrapassada.
Na denúncia a Presidente ressalta que os funcionários do Centro de Controle de Zoonoses de Patos de Minas, não gostam de animais, sendo que os mesmos inclusive, estariam maltratando os que se encontram no local, deixando os mesmos passarem sede e fome. Ela disse que no local falta todos os tipos de medicamentos necessários para tratar das doenças dos animais. Betânia disse que até mesmo bombas são explodidas pelos funcionários do local para afugentar os animais que ficam soltos no Centro, para que os mesmos não estraguem a horta que existe no lugar.
O prefeito Pedro Lucas teria se comprometido a fazer um levantamento para apurar as denuncias e tomar as devidas providências. Rosimeire Martins, que é voluntária da Associação de Socorro e Proteção aos animais (ASPA) de Patos de Minas, que também esteve no gabinete do prefeito, informou que vão aguardar e esperam que algo seja feito rapidamente para que os animais de rua da cidade possam ser tratados, e receberem os devidos cuidados. Ela disse que os mesmos são seres vivos e que merecem serem tratados com os mesmos cuidados que o ser humano.
A antiga administração da Prefeitura teria comunicado que a construção do Canil Municipal estava dentro do prazo de entrega e seria inaugurado no final do ano de 2012, porém a obra não foi finalizada e não tem previsão para ser inaugurada. A construção do Canil vai amenizar um problema que tem sido motivo de reclamação por parte dos moradores, devido à quantidade de animais que permanecem nas ruas, onde centenas de cães abandonados são vistos vagando pela cidade, sendo que os mesmos são maltratados e causam transtornos à população.
Os animais estão em busca principalmente de comida, os mesmos reviram o lixo e causam muita sujeira, defecam nas praças e jardins, assustam crianças e idosos e até mesmo podem provocar doenças por estarem em sua maioria contaminados. Os acidentes de trânsito se tornam cada vez mais frequentes, principalmente motociclistas que atropelam os cães. Para tentar amenizar o problema de animais nas ruas de Patos de Minas, as entidades de proteção ambiental em parceria com o Centro de Zoonoses realizam feiras de doações.
Fonte: Vanderlei Gontijo/Fotos:Wharley Marques