Presidente do CISPAR fala como funcionará a Usina Regional de Triagem de Lixo que será instalada em Patos de Minas

No final do ano de 2021, o CISPAR foi contemplado com uma usina de triagem de lixo.

Notícias | Meio Ambiente

04 Agosto, 2022

0

Presidente do CISPAR fala como funcionará a Usina Regional de Triagem de Lixo que será instalada em Patos de Minas


Nesta quinta-feira (04/08), a futura Usina Regional de Triagem de Lixo foi o assunto em destaque no DEBATE 98, com a participação de César Caetano, que é Presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (CISPAR) e Prefeito de Carmo do Paranaíba.

A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube98. Na oportunidade, César Caetano informou que, no final do ano passado, o CISPAR foi contemplado com uma usina de triagem de lixo.

Na última reunião da Câmara Municipal foi aprovada a doação de um terreno para a construção da usina em Patos de Minas. O terreno pertencia ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG) e foi doado pelo Governo de Minas Gerais para o município que, por sua vez, o repassou para o CISPAR. 

O prefeito de Carmo do Paranaíba destacou que é “inadmissível enterrar, daqui por diante, uma sacolinha plástica sequer”. Neste mesmo sentido, o Presidente do CISPAR, destacou a necessidade da licitação de uma segunda usina ou empresa para fazer a destinação do que restar do lixo que for recebido na Usina de Triagem. De acordo com César Caetano, a segunda usina faz parte do planejamento, se consolidando em um único grande projeto.

Ele também esclareceu dúvidas sobre a geração de empregos na Usina Regional de Triagem de Lixo, afirmando que a contratação será realizada pela empresa vencedora da licitação. Porém, ressalta que, considerando a instalação da usina na cidade, a população de Patos de Minas será contemplada com a maioria das vagas de emprego disponibilizadas.

Confira o Debate 98 desta quinta-feira:


Por Guilherme Camargos/Foto de capa: Luís César

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)