PROERD da cidade de Lagoa Formosa já está em andamento e atende no primeiro semestre cinco escolas públicas e privadas
O PROERD da cidade de Lagoa Formosa já está acontecendo nas escolas que foram comtempladas com o programa no primeiro semestre de 2013. Ao todo os alunos participam de 10 aulas que são ministradas 01 (uma) vez por semana. Na última aula os alunos fazem uma redação sobre o assunto para serem aprovados. No final do curso acontece e a formatura e a premiação das melhores redações.
De acordo com o Soldado Moreira da Polícia Militar, que ministra as aulas do programa na cidade, neste primeiro sementre as escolas que participam do projeto são: Escola Municipal Olegário Tupinambá Mundim, Instituto Educacional Sonhos e Mimos, Escola Nossa Senhora da Piedade, Escola Quinzinho Souto ( no Distrito de Monjolinho ) e a APAE. O Soldado Moreira ressalta a importância do projeto que ajuda os estudantes a lidar contra a violência e o problema do uso de drogas.
O PROERD é um Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens. O PROERD é uma inciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), implantado em Los Angeles/EUA, em 1983, atualmente, presente em mais de 58 países. O programa é desenvolvido em parceria com as escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, consistindo na aplicação de 10 lições `as crianças e adolescentes que estejam cursando, respectivamente, às 4ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo.
Em Lagoa Formosa aulas são ministradas pelo Soldado Moreira da Polícia Militar, que fardado orienta os alunos através de um livro especial, que ensinam as crianças como reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania. Ao final do Programa, é realizada uma solenidade de formatura, com as presenças dos pais, professores e representantes da comunidade, oportunidade em que os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência.
Pesquisas científicas feitas no mundo inteiro, por órgãos de renome, comprovaram a eficiência do PROERD, ao constatarem as reduções da violência e do uso indevido de drogas entre os jovens. Os valores éticos, morais e sociais trabalhados durante o curso, em conjunto - Família, Escola e Polícia Militar, propiciam aos alunos melhores condições para dizerem nãos às drogas e à violência.
Fonte: Vanderlei Gontijo