Professora patrocinense da UFSCAR morre em São Paulo após complicações durante parto humanizado em casa

Notícias | Saúde

23 Julho, 2015

0

Professora patrocinense da UFSCAR morre em São Paulo após complicações durante parto humanizado em casa


Na última terça-feira, uma professora patrocinense, do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Mariana de Oliveira Fonseca Machado, morreu depois tentar um parto humanizado em sua casa por mais de 48 horas. Devido à complicações ela foi levada ao hospital, onde realizaram uma cesariana. Onze dias após o procedimento na Casa de Saúde da cidade, sua morte foi anunciada pela equipe médica. Mariana Oliveira tinha apenas 39 anos, o enterro aconteceu na tarde desta quinta-feira (23/07) em Patrocínio. O bebê conseguiu sobreviver e passa bem.

A assessoria de imprensa da Casa de Saúde de São Carlos, divulgou que a professora havia contratado uma doula para ajudar no parto em casa, mas após dois dias ele não foi bem sucedido. Sendo assim, ela foi levada para a Casa de Saúde no dia 11 de julho, e foi necessário a realização de uma cesárea. A paciente ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas foi transferida para o Hospital Base de São José do Rio Preto no dia 18, a pedido do marido. Ele trabalha como médico anestesista na unidade.

Doula é uma mulher sem experiência técnica na área da saúde, que orienta e assiste a mãe no parto e nos cuidados com o bebê. No Brasil existe há muitos anos uma crescente mobilização em favor da humanização dos partos. Recentemente, essa luta teve um novo reforço a partir do caso da mulher Adelir, que foi forçada a submeter-se a uma cirurgia cesárea contra a sua vontade. Em protesto, foi organizado nacionalmente um conjunto de manifestações, chamado "Somos todas Adelir".

Segundo o hospital, a professora sofreu uma parada cardiorrespiratória. O Instituto Médico Legal (IML) vai investigar as causas da morte e tem um prazo de até 60 dias para divulgar um laudo. A docente era especialista em saúde da mulher e vice-coordenadora do curso de enfermagem da UFSCar. A universidade informou que não vai se pronunciar sobre a morte.

Fonte: G1

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (2)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)