Profissionais analisam cenário eleitoral de Patos de Minas e levantam especulações sobre próxima gestão
Patos de Minas abraça três candidatos ao poder executivo e 210 ao poder legislativo, de acordo com o site Eleições 2016. Desde que foi dada a largada, a corrida para ocupar os cargos a prefeito, vice-prefeito e vereadores segue acirrada. Porém, diferente dos outros anos, o processo eleitoral durará apenas 45 dias e não 90.
Além de mudanças nos prazos para as convenções partidárias, filiação partidária e no tempo de campanha eleitoral, que foi reduzido, o financiamento eleitoral por pessoas jurídicas foi proibido.
O professor de Sociologia, Altamir Fernandes vê as mudanças no processo eleitoral de forma negativa. Segundo o profissional, a nova prática é “despolitizante”, já que com a limitação do tempo de propaganda, o eleitor acaba prejudicado por conhecer as propostas apenas superficialmente.
Em meio ao cenário eleitoral, o profissional de marketing e comunicação é responsável por transformar as propostas e valores do candidato em informações únicas para o eleitorado.
De acordo com o Diretor de Contas da agência Aspiral Comunicação, Thiago Pacheco, com as mudanças no processo eleitoral os profissionais devem se adaptar e buscar novas formas de estratégias para apresentar os valores e propostas do candidato. “O desafio foi lançado e eu enxergo como uma oportunidade de melhorar nosso trabalho perante esse cenário de transformações”
Ao avaliar o atual cenário político da cidade, levando em consideração a crise que assola o país, Altamir acrescenta que o próximo gestor precisa estar com os pés no chão. “A crise chegou em cheio, causou desemprego, aumento da inflação e redução do PIB, isso significa que os municípios terão menos recursos de repasses, tanto do Governo Federal quanto do Estadual. Sendo assim, Patos de Minas carece de uma profunda reestruturação administrativa, para em primeiro momento, equilibrar as contas e depois realizar os investimentos necessários”.
Autor: Assessoria de Comunicação – Aspiral Comunicação