Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica recebe 07 médicos e 03 enfermeiros
Os 10 profissionais de saúde, sete médicos e três enfermeiras do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), foram apresentados, nesta quinta-feira, 6, às 8h30, no Centro de Treinamento da Secretaria Municipal de Saúde, na rua Olegário Maciel, 113, ao lado banco Bradesco. O Secretário Municipal de Saúde representou o prefeito Pedro Lucas Rodrigues, que já está em Belo Horizonte.
Segundo Dirceu Deocleciano Pacheco, os novos profissionais ajudarão a suprir o déficit de profissionais da Medicina que o Município e o país enfrentam. “Eles estão vindo para substituir os que estavam aqui no ano passado; foram liberados pelo Ministério da Saúde os nove, só que dois passaram em residência e desistiram, mas, em compensação, dos que estavam aqui três pediram para ser remanejados para o programa Mais Médicos; eles foram atendidos e acredito que virão até a semana que vem. Então, estamos recebendo 10 médicos para substituir os nove de 2013”, informou.
Esses novos médicos trabalharão nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: UBS do Caic, UBS Alto Colina, UBS Jardim Paraíso, UBS Geraldo Resende, UBS Lagoa Grande e UBS Jardim Panorâmico. A médica Priscila Castro é um dos sete profissionais que se apresentaram hoje; todos cursaram a faculdade de Medicina no Unipam. “O meu posto de saúde é do Sebastião Amorim; vou ficar lá durante a semana junto com a minha equipe e procurarei ser útil à população”, disse a clínica geral.
O único que é de outra universidade é o médico generalista Rafael Matoso. Ele se interessou pelo Provab por ser um programa que oferece vantagem para quem deseja fazer residência, além de ser uma boa oportunidade de acesso à atenção básica e estar associado ao programa de especialização com a parte assistencial. Formado pela UFMG, ele já atuou na rede pública de saúde da capital mineira. “O bônus da residência oferecido pelo Provab é uma forma de atrair os médicos para o interior de Minas Gerais e, de certa forma, ajudar a suprir a carência de profissionais na área da assistência básica”, ressaltou o belo-horizontino.
Além dos médicos, o Provab também disponibilizou três profissionais de enfermagem. Luana Oliveira Freitas, Heloína Silva Souza e Lais Santos Araújo participarão do “Programa Saúde na Escola”, que será implantado nas escolas de Patos de Minas. A Escola Estadual Padre Almir é a primeira da lista e posteriormente o programa será estendido às demais. “Iniciaremos as atividades com visitas nas escolas, identificando os principais problemas de saúde durante a fase escolar”, explicou uma das enfermeiras.
Autor: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Patos de Minas
Fonte: Vanderlei Gontijo