Projeto artístico literário ‘’A educação Resgatando História e a Cultura de Patos de Minas” é lançado no auditório Antenor Pereira no Parque de exposi
Foi lançado nesta semana no auditório Antenor Pereira, no Parque de exposições Sebastião Alves do Nascimento, em Patos de Minas, o Projeto artístico literário ‘A educação Resgatando História e a Cultura de Patos de Minas”. O tema do projeto abrange vários assuntos, entre eles, Fenamilho, História, Cultura, Lazer e negócios em Patos de Minas e Região. Todas as Escolas Municipais e Estaduais de Patos de Minas foram convidadas para o evento.
De acordo com informações de Regina Carvalho, que é a presidente do projeto que está em sua oitava edição, ele começou com Evaristo Caixeta. Regina disse que decidiu continuar com o projeto devido ao sucesso e por entender que é de grande interesse para a população de Patos de Minas. No ano de 2013 mais de 45 escolas da rede pública e particular participaram do evento, sendo que o total de alunos que se envolveram no projeto chega a mais de 15 mil. Para ela isso faz com que o livro cada se aperfeiçoa cada vez mais.
A presidente ressalta que tem alunos que tem o dom de escrever e com o projeto é estimulado pelas escolas a escrever bem, como isso, os alunos podem contar a história da cidade e outros assuntos que vão ficar na memória. O projeto já é inserido na programação da Festa Nacional do Milho, e nas atividades pedagógicas das escolas e instituições educacionais da cidade. Na edição de 2013 haverá novos gêneros textuais e formas de expressão da arte e da cultura.
O objetivo principal do projeto é resgatar a História da cidade de Patos de Minas e a tradição da fenamlho, motivando classe estudantil a reproduzir e recriar esse cenário, com a utilização de diferentes gêneros. Outro valor é reconhecer e valorizar o trabalho e a cultura do milho como fonte de riqueza do município e região. Faz parte também dos principais pontos enriquecer a programação da Fenamilho, com atividades específicas nas áreas da educação e cultura.