Projeto do Sebrae Minas promove melhorias no Mercado Municipal de Patos de Minas

“Nosso Mercado” vai melhorar o funcionamento e ampliar a atratividade de seis mercados municipais do Estado

Notícias | Economia

20 Dezembro, 2023

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Projeto do Sebrae Minas promove melhorias no Mercado Municipal de Patos de Minas


O Sebrae Minas promove iniciativa inédita voltada para a melhoria da gestão, operação e rentabilidade dos mercados municipais de seis cidades mineiras, entre elas, Patos de Minas. O projeto “Nosso Mercado”, realizado em parceria com as prefeituras, comerciantes e produtores rurais, prevê a realização de avaliação e implementação de um modelo de gestão para atender às necessidades específicas de cada município.

 

Em Patos de Minas, o projeto está na fase 2, que compreende esforços para o fortalecimento de governança dos feirantes, documentação e regimento interno e captação de recursos. O objetivo é transformar o Mercado Municipal em um espaço mais atrativos, ampliando o número de visitantes, as vendas, a satisfação dos clientes e a participação da comunidade, estimulando o desenvolvimento econômico local. A expectativa é que o projeto seja finalizado em agosto de 2024.

 

Além de Patos, participam do projeto os mercados municipais de Nepomuceno, Itapecerica, Governador Valadares, Divinópolis e Brasília de Minas. “Cada um desses mercados tem suas particularidades e estão em estágios diferentes de maturidade em relação a organização tanto gerencial como estrutural. Por isso, trabalharemos juntos com o poder público municipal, comerciantes, permissionários, consumidores e a própria população para construirmos estratégias e ações associadas, que fomentem o comércio, gastronomia e turismo, focando sempre na identidade, tradição e riqueza cultural de cada cidade”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

 

Nosso Mercado

 

O “Nosso Mercado” começou em 2023 e tem sua atuação direcionada para quatro pilares. O primeiro deles é a realização de um mapeamento para avaliar os pontos fortes e fracos, identificando oportunidades de melhoria e desafios a serem superados em cada centro comercial. Além disso, como na maioria das cidades, a administração dos mercados municipais tem sido responsabilidade direta da prefeitura, a iniciativa prevê a sensibilização dos principais stakeholders envolvidos esses estabelecimentos para que possam relatar suas necessidades, dificuldades e expectativas sobre o funcionamento desses centros comerciais, que na maioria das vezes concentram uma grande variedade de produtos desde a agricultura familiar aos itens industrializados.

 

As partes envolvidas neste processo também participam de visitas técnicas em mercados municipais de referência nacional para conhecerem in loco boas práticas adotadas em relação a gestão e operação, layout e infraestrutura dos espaços, mix de produtos oferecidos e iniciativas voltadas para melhorar a experiência do cliente.

 

A partir da análise de todas as informações coletadas é elaborado um plano de ações com recomendações sobre o modelo de administração mais adequado para cada mercado municipal, de acordo com suas necessidades, características locais e particularidades. Além disso, o projeto oferece consultoria para a definição das diretrizes de operação para a elaboração de documentos necessários para a implementação do modelo de outorga sugerido, como a entrega do edital de licitação, termo de referência, permissão de uso, proposta de projeto executivo e relatório econômico-financeiro.

 

O “Nosso Mercado” propõe ainda a estruturação e/ou fortalecimento da governança local, por meio da criação de uma associação de comerciantes/permissionários ou entidade similar, com suas devidas funções e responsabilidades definidas por um estatuto social, termo de cooperação mútua, além de um regulamento de funcionamento do mercado.

 

“A iniciativa permite que a governança proponha e desenvolva ações de promoção como a construção e gestão de uma marca que destaque a origem e tradição do município. Além disso, incentiva a busca de novas parcerias e investimentos para capacitar os donos desses estabelecimentos, melhorando a gestão dos negócios. Assim, o mercado estará apto a oferecer um atendimento diferenciado e de excelência aos visitantes, impulsionando toda a cadeia produtiva associada ao turismo e a agricultura familiar, fazendo com que a renda gire dentro do próprio município”, justifica Marcelo Silva.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas/Foto: EFECAPATOS 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




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