Projeto do Sebrae Minas promove melhorias no Mercado Municipal de Patos de Minas
“Nosso Mercado” vai melhorar o funcionamento e ampliar a atratividade de seis mercados municipais do Estado
O Sebrae Minas promove iniciativa
inédita voltada para a melhoria da gestão, operação e rentabilidade dos
mercados municipais de seis cidades mineiras, entre elas, Patos de Minas. O
projeto “Nosso Mercado”, realizado em parceria com as prefeituras, comerciantes
e produtores rurais, prevê a realização de avaliação e implementação de um modelo
de gestão para atender às necessidades específicas de cada município.
Em Patos de Minas, o projeto está na
fase 2, que compreende esforços para o fortalecimento de governança dos
feirantes, documentação e regimento interno e captação de recursos. O objetivo
é transformar o Mercado Municipal em um espaço mais atrativos, ampliando o
número de visitantes, as vendas, a satisfação dos clientes e a participação da
comunidade, estimulando o desenvolvimento econômico local. A expectativa é que
o projeto seja finalizado em agosto de 2024.
Além de Patos, participam do projeto
os mercados municipais de Nepomuceno, Itapecerica, Governador Valadares,
Divinópolis e Brasília de Minas. “Cada um desses mercados tem suas
particularidades e estão em estágios diferentes de maturidade em relação a
organização tanto gerencial como estrutural. Por isso, trabalharemos juntos com
o poder público municipal, comerciantes, permissionários, consumidores e a
própria população para construirmos estratégias e ações associadas, que fomentem
o comércio, gastronomia e turismo, focando sempre na identidade, tradição e
riqueza cultural de cada cidade”, explica o presidente do Conselho Deliberativo
do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Nosso Mercado
O “Nosso Mercado” começou em 2023 e
tem sua atuação direcionada para quatro pilares. O primeiro deles é a
realização de um mapeamento para avaliar os pontos fortes e fracos,
identificando oportunidades de melhoria e desafios a serem superados em cada
centro comercial. Além disso, como na maioria das cidades, a administração dos
mercados municipais tem sido responsabilidade direta da prefeitura, a
iniciativa prevê a sensibilização dos principais stakeholders envolvidos esses
estabelecimentos para que possam relatar suas necessidades, dificuldades e
expectativas sobre o funcionamento desses centros comerciais, que na maioria
das vezes concentram uma grande variedade de produtos desde a agricultura
familiar aos itens industrializados.
As partes envolvidas neste processo
também participam de visitas técnicas em mercados municipais de referência
nacional para conhecerem in loco boas práticas adotadas em relação a gestão e
operação, layout e infraestrutura dos espaços, mix de produtos oferecidos e
iniciativas voltadas para melhorar a experiência do cliente.
A partir da análise de todas as
informações coletadas é elaborado um plano de ações com recomendações sobre o
modelo de administração mais adequado para cada mercado municipal, de acordo
com suas necessidades, características locais e particularidades. Além disso, o
projeto oferece consultoria para a definição das diretrizes de operação para a
elaboração de documentos necessários para a implementação do modelo de outorga
sugerido, como a entrega do edital de licitação, termo de referência, permissão
de uso, proposta de projeto executivo e relatório econômico-financeiro.
O “Nosso Mercado” propõe ainda a
estruturação e/ou fortalecimento da governança local, por meio da criação de
uma associação de comerciantes/permissionários ou entidade similar, com suas
devidas funções e responsabilidades definidas por um estatuto social, termo de
cooperação mútua, além de um regulamento de funcionamento do mercado.
“A iniciativa permite que a
governança proponha e desenvolva ações de promoção como a construção e gestão
de uma marca que destaque a origem e tradição do município. Além disso,
incentiva a busca de novas parcerias e investimentos para capacitar os donos
desses estabelecimentos, melhorando a gestão dos negócios. Assim, o mercado
estará apto a oferecer um atendimento diferenciado e de excelência aos
visitantes, impulsionando toda a cadeia produtiva associada ao turismo e a
agricultura familiar, fazendo com que a renda gire dentro do próprio
município”, justifica Marcelo Silva.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas/Foto: EFECAPATOS