Projeto Júri Literário Simulado da Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade faz grande sucesso
Foi um grande sucesso o Projeto “Júri Literário Simulado” da Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Lagoa Formosa. O evento que foi realizado nesta segunda (10) e terça-feira (11/07) nas dependências do educandário, reuniu alunos do 2º e 3º anos do ensino médio, professores, jurados, familiares e convidados especiais. A ação foi idealizada pela Professora de Língua Portuguesa, Elen Cássia Borges juntamente com a direção da escola.
Após participarem de um julgamento real no Fórum da cidade de Patos de Minas, no final do mês de maio de 2017, com a finalidade de entenderem os procedimentos realizados pelo juiz, promotor e advogados de acusação e defesa, os alunos e a professora passaram a preparar o “Júri Literário Simulado” em sala de aula. Após um mês de intenso trabalho de pesquisas e leituras sobre os autores literários que cada grupo iria defender, o projeto teve seu momento final.
De acordo com informações da professora Elen Cássia, foram 02 (dias) de julgamento nos quais alunos da Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade, defendem autores da Literatura Nacional. O objetivo era encontrar o maior representante do Romantismo e do Modernismo nacionais. Ela conta que na escola foi mantado e desenvolvido um verdadeiro ambiente jurídico com formalidade, linguagem técnica e vestes específicas alusivas a um júri real.
Ela ressalta que nos dois dias de “julgamento” os alunos-advogados cumpriram com maestria as suas missões, que eram fazer com seu cliente-autor fosse apresentado, através de bons argumentos de defesa, como o maior representante de seu Estilo Literário. Assim, o júri simulado desempenhou sua função que era alargar os espaços do ambiente escolar, promovendo aquisição de novos saberes, vivências e experiências. No final o projeto de iniciação científica agregou muitos valores à vida de cada aluno.
Fonte: Vanderlei Gontijo