Projeto Mediar da Polícia Civil de Patos de Minas realiza 15 atendimentos na delegacia de Lagoa Formosa

Regionais | Lagoa Formosa

26 Novembro, 2014

0

Projeto Mediar da Polícia Civil de Patos de Minas realiza 15 atendimentos na delegacia de Lagoa Formosa


Na última semana, entre os dias 17 e 21 de Novembro de 2014, o Núcleo de Mediação de Conflitos de Patos de Minas, compareceu na cidade de Lagoa Formosa com o intuito de expandir os trabalhos desenvolvidos pelo mesmo, sendo esta mais uma iniciativa dos itinerantes afetos ao núcleo. Nessa ocasião, os trabalhos foram mais aprofundados, segundo à necessidade da população local deste tipo atendimento voltado para o policiamento comunitário. O Núcleo Mediar em pouco tempo de criação já atingiu um nível desejado dentro de seus objetivos que é apaziguar conflitos.

De acordo com informações do Delegado Érico Henrique Resende Rodovalho, foram realizados seis ciclos de mediação, todos com resultado positivo. Em todos os casos as partes conflitantes ficaram extremamente satisfeitas com as propostas e se comprometeram a cumprir o acordado. Foram atendidas 15 pessoas que estavam envolvidas em conflitos de todos os gêneros. O delegado Érico conta que as causas foram selecionadas por ele com base em pequenas divergências entre vizinhos da zona urbana. Ele ressalta que foi realizada pré-mediação em que foram ouvidas 28 pessoas, onde nessa ação já foram solucionados alguns problemas.

Nos casos em questão, o órgão fiscalizador da Prefeitura Municipal já havia investido em várias tentativas de sanar a problemática, contudo, não obtivera êxito, o que só foi alcançado com a presença da equipe multidisciplinar do núcleo de mediações de Patos de Minas. As pessoas foram atendidas com a presença dos Exmos. Srs. Drs. Bruno do Carmo Garcia - Delegado de Polícia Gestor do Núcleo de Mediação de Patos de Minas/MG e Érico Henrique Resende Rodovalho - Delegado de Polícia do Município de Lagoa Formosa, dos Mediadores de Conflitos Lidiane Cristina Carrilho de Castro e Rodrigo Gonçalves de Almeida, bem como do Investigador de Polícia Nergiton Geraldo Candesousa.

Os ciclos ocorreram na nova sede da Polícia Civil de Lagoa Formosa, local amplo, que foi previamente equipado com todo o aparato que os ciclos requerem, tais como a mesa redonda, de modo a deixar com que as partes mediadas sentissem a neutralidade de nivelamento da proposta, aplicando a metodologia usual da mediação de conflitos. Érico finaliza dizendo que é importante citar que outros casos foram levados à apreciação do núcleo, o que demandará a realização de novas visitas itinerantes a Lagoa Formosa, auxiliando sobremaneira nos trabalhos de polícia comunitária na cidade. O Mediar da Polícia Civil deverá voltar em breve à cidade de Lagoa Formosa para mais uma etapa de mediações. 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (4)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)