Proprietários de veículos de Lagoa Formosa passam a noite em filas na busca por combustível

Apenas gasolina foi oferecida aos clientes neste sábado

Notícias | Economia

02 Junho, 2018

0

Proprietários de veículos de Lagoa Formosa passam a noite em filas na busca por combustível


Mesmo com o término da greve dos caminhoneiros, o efeito dos quase 10 dias de paralisação continua afetando vários segmentos econômicos e da sociedade em geral. Na madrugada deste sábado (02/05) centenas de motoristas com seus veículos, formavam filas quilométricas à espera de abastecimento em um dos três postos de combustíveis que existem na cidade de Lagoa Formosa.

De acordo com informações de alguns dos condutores que aguardavam no local, dezenas de carros já estavam na fila desde o final da noite de sexta (01) na alucinada caça aos combustíveis que se tornou um tormento para a maioria dos brasileiros, principalmente aqueles que precisam usar seus automóveis para trabalhar.

Além de prejuízos gigantescos em vários setores da economia nacional, os efeitos da greve dos caminhoneiros devem permanecer por longas datas. Estudos indicam que em alguns setores, como por exemplo, a cadeia leiteira será necessária mais de dois anos para os produtores sanarem os prejuízos da paralisação.

Em conversa com os motoristas que aguardavam na fila nesta manhã (02) em lagoa Formosa, a maioria lamentava a situação, mesmo achando que o ato dos caminhoneiros é legal e consiste em uma forma de lutar pelos direitos de todos os brasileiros.

Mas se não bastasse às dificuldades encontradas pelos proprietários de veículos automotores para conseguirem abastecimento, ainda é preciso lidar com a atitude desumana de alguns mal intencionados. Inúmeras pessoas vão para as filas, até mesmo, com galões (apesar da venda ser proibida nesse esse tipo de recipiente) para depois venderem o produto por preços inaceitáveis.

Em Lagoa Formosa, uma pequena cidade do Alto Paranaíba, é possível encontrar, por exemplo, gasolina em menores quantidades, sendo negociada até por 15 reais o litro. Mesmo sendo um ato até mesmo criminoso, ainda existem consumidores que na busca desenfreada por um "quebra galho" acaba pagando para não ficar totalmente sem meios de locomoção.

 Em outras cidades como Carmo do Paranaíba, Patos de Minas, presidente Olegário, Patrocínio e Rio Paranaíba, a situação não é diferente. Nestes municípios os proprietários de veículos passam pelos mesmos problemas de abastecimento. Também é preciso levar em consideração que na maioria destas cidades existem de 3 a 5 postos de combustíveis.

Apenas Patos de Minas que é a cidade polo dessa região, existem dezenas de postos espalhados pela cidade, onde o abastecimento já começa a ser normalizado aos poucos. Mas mesmo assim a corrida por combustível volta a movimentar os postos da cidade de Patos de Minas, após a divulgação, via Whatsapp, de uma mensagem relatando que a greve dos caminhoneiros seria retomada neste domingo (03), em todo o país.

Na sexta (01), filas quilométricas ocuparam parte da Avenida Getúlio Vargas e neste sábado, alguns fornecedores de gasolina, álcool e diesel amanheceram com muitos veículos a espera de abastecimento.

Os boatos de uma nova paralisação circularam em vários grupos do aplicativo e voltou a preocupar a população, que não está na corrida apenas por combustível, mas também pelo gás de cozinha e outros produtos que estão ameaçados pela volta da greve. De acordo com Claudinei Bonfim, diretor de fundos da Associação de Transportes Patenses, há pelos menos, 500 caminhoneiros associados e segundo ele, a maioria concordou em não fazer parte deste novo ato.

Ainda não há qualquer confirmação sobre as informações que estão sendo espalhadas. O Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse nessa sexta-feira (1º) que essas divulgações são falsas. 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (20)

COMENTÁRIOS (0)