Psicólogos do NASF e Secretaria de Saúde de Lagoa Formosa realizam blitz de prevenção contra o suicídio
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a Secretaria de Saúde de Lagoa Formosa em parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e CEMIL, realizaram na manhã desta sábado (09/12) uma Blitz de prevenção contra o suicídio. O evento que aconteceu no cruzamento das Ruas Eurípedes Ribeiro com Juca Limírio, no centro, teve início às 08h00. Durante a ação foram distribuídos aos pedestres e motoristas que passavam pelo local uma cartilha, sendo que nela continha informações ensinando como perceber e buscar ajuda quando a pessoa encontrar sintomas de risco.
De acordo com a psicóloga, Lidiane Soares, a ideia partiu dos profissionais da saúde de Lagoa Formosa, uma vez que a cidade vem apresentando um alto índice de mortes provocadas pelo suicídio. Por isso, foram reunidos os servidores da área da saúde, que juntos se posicionaram a favor do projeto. A psicóloga ressalta que é preciso conscientizar a população uma vez que é necessário, reconhecer a necessidade de procurar ajuda. Ela conta que o melhor caminho é falar sobre o assunto, já que o apoio necessário é oferecido na cidade pelos UBS`s, P.A e CAPS.
ESTATÍSTICAS
O suicídio é uma grande questão de saúde em todos os países. Uma epidemia silenciosa sobre a qual é necessário falar para que seja possível combatê-la. A cada quarenta segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. A cada três segundos uma pessoa atenta contra a própria vida. Estima-se que até 2020 haverá de 50% de aumento na incidência anual de mortes por suicídio em todo o planeta. O numero de vidas perdidas por suicídio ultrapassa o numero de mortes decorrentes do homicídio e guerras combinados.
MITOS E VERDADES
MITO: Não deve-se falar sobre suicídios porque isso pode aumentar o risco.
VERDADE: Falar sobre suicídio não aumenta o risco. Muito pelo contrario, falar com alguém sobre o assunto pode aliviar angustia e tensão que esses pensamentos trazem.
MITO: As pessoas que ameaçam se matar não farão isso, querem apenas chamar a atenção.
VERDADE: A maioria dos suicidas fala ou da sinais sobre sua ideia de morte. Boa parte das pessoas que tiraram suas próprias vidas expressou em dias ou semanas anteriores o seu desejo de se matar.
MITO: O suicídio é uma decisão individual, já que cada um tem pleno direito ao livre arbítrio.
VERDADE: Os suicidas estão passando quase invariavelmente por uma doença que afeta de forma radical a sua percepção da realidade, que interfere em seu livre arbítrio. O tratamento eficaz da doença mental é o pilar mais importante para a prevenção. Após o tratamento da doença mental, o desejo de se matar desaparece.
Fonte: Vanderlei Gontijo