Psiquiatra explica o que é ter saúde mental e fala sobre transtornos como depressão e ansiedade
Dr. Daniel Mendonça também diferenciou o trabalho realizado pelo psicólogo e pelo psiquiatra
Nesta sexta-feira (09/06), a importância da saúde mental na vida das pessoas foi o tema em destaque no DEBATE 98. O programa contou com a presença do médico psiquiatra, Dr. Daniel Mendonça Barra. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso e recebeu a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.
O médico psiquiatra começou ressaltando que “não existe saúde sem saúde mental“, uma vez que quem comanda o corpo é o cérebro.
“A grande verdade é que saúde mental é termos uma vida com sentido, vivermos bem com as pessoas que amamos, servindo aos nossos propósitos de vida. Muito mais do que tratar doenças, a gente quer promover saúde mental para que a pessoa consiga, de fato, viver uma vida com existência”, destacou.
Dr. Daniel Mendonça também pontuou que uma vida sem exageros é o caminho, além de um bom sono, prática de exercícios físicos, tempo de lazer e a prevenção com alguma linha de terapia. Ele ainda explica que a psiquiatria também é um local de acolhimento, não servindo apenas para prescrever medicamentos.
O preconceito contra a procura pela psiquiatria, a relação e diferenças entre o trabalho do psicólogo e o do psiquiatra também foram assuntos abordados no DEBATE 98.
“Para gente falar de um transtorno, que é o dia a dia de um psiquiatra, a gente precisa de três grandes fatores: um tempo de sofrimento desproporcional […]; o próprio sofrimento desproporcional […], e o prejuízo funcional […]”, explicou.
Avanços no tratamento de transtornos mentais como a depressão e a ansiedade, a influência do excesso de informações, a relação entre essas doenças e o consumo de drogas, autismo, atividades que estimulam uma boa saúde mental estiveram entre os destaques do programa desta sexta-feira (09/06).
Confira o DEBATE 98:
Fonte: Amanda Marques