Registros de violência contra a mulher sobem 50% em 2023 comparado a 2022, em Patos de Minas
Para denunciar e buscar ajuda a vítimas de violência contra mulheres (Ligue 180)
Na última semana, a advogada Kátia Mendes de Andrade, Presidente da OAB Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Patos de Minas, usou a tribuna livre durante a reunião ordinária no plenário da Câmara Municipal pra falar sobre o Agosto Lilás, Conscientização no Combate à Violência Contra a Mulher.
Segundo a Dra. Kátia:
“Os dados do primeiro semestre em relação ao ano de 2022, onde tiveram todos os tipos de atendimento contra a mulher, um aumento de 50% nas ocorrências da Polícia Militar”.
De acordo com a advogada, um dos aspectos a ser considerado é a ampliação do acesso à informação, no qual as mídias sociais podem ter um papel fundamental, já que existe a disponibilidade de uma gama de conteúdos de forma simples e clara, produzidos por quem pesquisa nas lutas relacionadas às mulheres.
Com o maior acesso à informação e compreensão sobre a violência, a vítima passa a perceber, identificar e nominar a agressão, as violências física e psicológica, mas a legislação protege a mulher de outros tipos também, como a violência moral e patrimonial, que na maioria das vezes não são percebidas e antecedem a própria violência física.
Dra. Kátia destaca a importância dos homens nesta causa, ela pede que se unam no combate à violência contra a mulher e para denunciar e buscar ajuda às vítimas de violência contra mulheres (Ligue 180).
A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher.
O Ligue 180 atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países.