Representantes de São Gotardo e Rio Paranaíba discutem polêmica divisão do Distrito Guarda dos Ferreiros
Nesta terça-feira (13/09), será realizado o terceiro encontro para discutir a situação do Distrito Guarda dos Ferreiros. Estão programados novos debates, além da apresentação de todas as propostas emergenciais. A discussão se refere à divisão do Distrito entre São Gotardo e Rio Paranaíba. Há tempos, a população do Distrito reclama de diversos serviços como, segurança e saúde pública. Eles acreditam que a sua localização geográfica seja um grande colaborador para agravar o problema, pois estão exatamente na divisa entre os municípios.
Na última sexta-feira (09/10), foi realizada uma reunião à pedido do Ministério Público. O motivo seria uma tentativa de solucionar o problema dos quase oito mil habitantes que residem em Guarda dos Ferreiros. Uma parte do Distrito pertence à São Gotardo e outra à Rio Paranaíba. O prefeito Seiji Sekita apresentou a proposta de um plebiscito, para que assim, a própria população possa escolher qual cidade deverá se responsabilizar pelo Distrito. Até então, a proposta foi bem aceita por todos e é vista como a principal via de solução para a briga política que se arrasta há anos.
A reunião foi orientada e conduzida por representantes do Ministério Público, ambos acreditam que o Distrito deve pertencer somente à uma cidade e que São Gotardo teria mais condições econômicas para administrar Guarda dos Ferreiros. O prefeito de Rio Paranaíba, Márcio Antônio Pereira, esclareceu que a cidade não teria condições de cuidar de Guarda dos Ferreiros e acrescentou que talvez nem 10% da população que reside no Distrito seja de Rio Paranaíba. O Presidente da Associação dos Moradores de Guarda dos Ferreiros, Sérgio Júnior, expressou que a população quer apenas a solução dos problemas que há anos assolam a vida dos residentes.
Fonte: SG Agora
Fonte: Chrís Vieira