Reunião nesta Quarta-Feira (22) tenta resolver Impasse entre patrões e empregados que pode fechar o comércio nos feriados em Patos de Minas
O impasse gerado entre empregados e patrões na cidade de Patos de Minas, pode fechar o comércio local nos feriados. As partes não chegaram a um acordo sobre a convenção coletiva dos trabalhadores. Nesta Quarta-Feira (22/05) às 08h30 da manhã no prédio da CDL, no Sindicato Patronal, as partes se reunem novamente para mais uma rodada de negociações. O entrave está entre o piso salarial pretendido pelos trabalhadores, o índice para quem recebe salário acima do piso e a solução para os feriados.
Representantes do Sindicato dos Empregados no Comércio de Patos de Minas e Região e dos comerciantes, se reuniram em duas ocasiões para decidir sobre a convenção coletiva dos trabalhadores. Os patrões rejeitaram o pedido de reajuste da categoria que pretendem um salário de R$832,70, sendo que o atual é de R$678,00. Tudo indica que se não houver acordo na próxima reunião entre as partes a abertura do comércio nos feriados na cidade de Patos de Minas está ameaçada.
De acordo com o presidente do SINDEC de Patos de Minas, Ascendino César Chagas, os comerciantes estão irredutíveis quando às principais reivindicações dos empregados, tanto em relação ao reajuste salarial, quanto à data base de negociação entre as categorias. Ascendino afirmou que caso não ocorra negociação nos próximos dias, ficam suspensos todos os acordos relacionados ao funcionamento do comércio nos feriados de 24 de maio (aniversário de Patos de Minas) e 30 de maio (Corpus Cristi).
Segundo ele a convenção não foi realizada porque não foi aceita pelos patrões. Ele ressaltou também que o salário do comércio na cidade é inferior ao merecido, sendo que os trabalhadores precisam fazer cursos para se adequarem às necessidades das empresas. Os mesmos precisam ter vestuários adequados , enfim, precisam se qualificar profissionalmente e o salário de R678,00 não permite ao trabalhador manter esse nível desejado pelo patrão.
Para o Presidente do Sindicato, a Lei Federal 11.603 diz que o trabalho nos feriados é realizado somente através de convenção coletiva, por isso, que o comércio corre o risco de não abrir nos feriados em Patos de Minas. Segundo Ascendido a Legislação Municipal não tem valor sobre a Lei Federal. Por isso, ele espera uma solução entre patrões e empregados na próxima reunião no dia 22 de Maio, para que o comércio Patense não deixe de funcionar nos feriados.
Fonte: Vanderlei Gontijo