Rio Paranaíba continua enchendo e está a 4,26 metros acima do nível normal

Para esta semana, a previsão é de grande volume de chuvas em Patos de Minas e região

Notícias | Meio Ambiente

03 Janeiro, 2023

0

Rio Paranaíba continua enchendo e está a 4,26 metros acima do nível normal


Devido ao período de chuvas registrado em Patos de Minas e região nos últimos dias, o nível do Rio Paranaíba continua chamando a atenção. De acordo com medição realizada pela Defesa Civil ás 8h desta terça-feira (03/01), o nível do Rio Paranaíba estava em 4,26 metros acima do nível normal.


Segundo Tenente Fernandes, coordenador da Defesa Civil de Patos de Minas, o Rio Paranaíba na manhã de ontem, segunda-feira (02/01), estava em 4,03m acima do nível normal. Desta forma foram elevados 23 centímetros em aproximadamente 22 horas.

Fernandes afirma que, apesar da situação ainda ser tranquila, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão vigilantes, porém tranquilizou a população explicando que “o rio só sai de sua caixa e começa atingir as edificações quando atinge dez metros e meio”.

Para esta semana existe uma previsão grande de chuvas não só em Patos de Minas, como também em outras cidades do Alto Paranaíba. Neste sentido, o coordenador da Defesa Civil de Patos de Minas ressalta que, caso a previsão se concretize, o nível do rio Paranaíba pode subir consideravelmente nos próximos dias.

Em relação à possibilidade de precisar retirar famílias de locais afetados em consequência das chuvas, Tenente Fernandes informou que, sendo necessário, o órgão irá agir antecipadamente para evitar transtornos a essas famílias.

“Por isso Corpo de Bombeiros e Defesa Civil já estão fazendo visitas as casas, para que essas pessoas já estejam conscientes e quando nós levarmos a informação que realmente tem o risco de transbordar, que essas pessoas nós atendam para serem retiradas antecipadamente, evitando o máximo possível de transtornos”, completou.

Confira a entrevista na íntegra:

Fonte: Guilherme Camargos

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)