Rio Paranaíba continua sua agonia e centenas de peixes morrem por causa da poluição em seu leito
Uma grande quantidade de peixes da espécie Mandi apareceram mortos nas águas do Rio Paranaíba nos últimos dias. A situação preocupa e serve de alerta para o baixo volume de água e a poluição que vem sendo descartada de maneira indiscriminada, causando danos graves para a diversidade biológica.
A denúncia partiu através de um vídeo, onde foi possível ver centenas de peixes mortos em meio às águas turvas do Rio Paranaíba. De posse das informações, nossa reportagem procurou a bióloga Regina Célia, que foi até o local para realizar as avaliações. Ela explicou que nos períodos de seca mais longa, acontece a diminuição do volume de água e consequentemente a temperatura se eleva, consumindo mais oxigênio para degradar a matéria orgânica, o que pode causar a morte dos peixes.
Mas ainda segundo Regina Célia, o agravante é a grande quantidade de poluentes e efluentes que vem sendo jogados dentro do Paranaíba. Alguns testes foram realizados na água e a constatação é bastante séria. A legislação fala que para não provocar danos para a comunidade aquática é necessário no mínimo 5 miligramas de oxigênio por litro de água. Entretanto, a bióloga detectou algo em torno de 1 miligrama por litro. O que faz com que as espécies de peixes mais sensíveis morram.
A situação pode piorar caso as chuvas demorem a cair na região, o que ajudaria na oxigenação da água e evitaria que outras espécies sejam atingidas. Para a bióloga, são danos tão graves para a diversidade biológica que não se consegue determinar o tamanho exato dos estragos.
A solução de revitalização do Rio Paranaíba passa pelas atitudes que deveriam já ter sido tomadas há muito tempo pelos gestores do município, mas também pelo comportamento da população que descarta resíduos nas ruas, e estes vão parar dentro do rio, aumentando ainda mais a poluição causada pelos esgotos sem tratamento que ali são despejados diariamente.
Matéria:Odair Cardoso/Fonte/Patos já
Fonte: Vanderlei Gontijo