Salva-vidas solicita ao prefeito de Patos de Minas fiscalização de clubes e entidades e parceria com o Corpo de Bombeiros
Os salva-vidas que atuam nos clubes e entidades estiveram com o prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Soares na manhã desta Quinta-Feira (07/02) por volta das 07h00, onde os mesmo entregaram ao prefeito um abaixo assinado exigindo a fiscalização nos clubes e entidades da cidade e que a partir deste ano o curso de salva-vidas seja oferecido pelo Corpo de Bombeiros de forma gratuita.
O documento de abaixo assinado pede que o prefeito fiscalize os clubes e entidades de Patos de Minas que tenham piscinas ou balneários, onde solicitam que seja firmado um compromisso com o Corpo de Bombeiros para que a fiscalização seja feita de forma mais efetiva.
Segundo informações do Corpo de bombeiros, o município tem uma Lei e um Decreto desde 2009 que exige a presença de Salva-Vidas com materiais e equipamentos de primeiros socorros em clubes, sítios de lazer e balneários que possuam piscinas em suas dependências, porém na administração passada a fiscalização não estava sendo efetiva.
Os bombeiros ressaltam que está lei e decreto visam garantir maior segurança das crianças, visto que a maioria dos acidentes acontece com elas e, na maioria das vezes, nos locais em que existe a ausência destes profissionais e materiais que colocam em risco a vida das pessoas que frequentam tais locais. E de acordo com as informações dos bombeiros, vários clubes, pousadas, sítios e balneários estão irregulares.
A responsabilidade pela contratação desses profissionais é do proprietário do estabelecimento, que deverá dispor dos equipamentos necessários para primeiros socorros e salvamento aquático. Através de sinalização, o estabelecimento deverá delimitar o local de banho.
Mesmo com a presença obrigatória de um salva-vidas, as pessoas precisam ser cuidadosas e responsáveis, pois na maioria das vezes, os afogamentos ocorrem por culpa das vítimas, que desconhecem ou não dão real importância para os perigos que um simples mergulho pode proporcionar.
Fonte: Letícia Teixeira