SAMU Regional nega negligência no caso de trabalhador da zona rural que enfartou e morreu antes do socorro chegar

O socorro teria chegada chegado ao local 40 minutos após ser acionado em Patos de Minas

Notícias | Saúde

14 Outubro, 2022

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SAMU Regional nega negligência no caso de trabalhador da zona rural que enfartou e morreu antes do socorro chegar


Um morador de Patos de Minas denunciou, nas redes sociais, um suposto atraso no atendimento do SAMU Regional. Um trabalhador sofreu um infarto e faleceu antes da chegada do socorro. O fato aconteceu na tarde de quinta-feira (13) na comunidade rural de Arraial dos Afonsos. A administração do SAMU alegou que a ligação telefônica estava ruim e que a ambulância foi enviada em menos de cinco minutos após a triagem.

O homem de 53 anos prestava serviço numa fazenda quando sofreu o mal súbito. Um colega de trabalho ligou para o 192 e solicitou uma ambulância. Segundo ele, a atendente fez diversos questionamentos e chegou a dizer que desconhecia a localização da comunidade de Arraial dos Afonsos.

Em certo instante, a ligação telefônica caiu. O cidadão entrou em contato com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, porém ambos o orientaram a acionar o SAMU.

O solicitante relatou ainda que aguardou pelo socorro por 40 minutos. Por fim, o paciente faleceu antes de ser atendido.

A equipe do Patos Notícias esteve na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada do Noroeste de Minas Gerais (Cisreuno) e conversou com a secretária executiva, Camila Matos, que negou qualquer tipo de negligência.

Segundo Camila, a qualidade da ligação telefônica estava comprometida e que a ambulância foi enviada assim que a triagem de informações foi concretizada.

Sobre a alegação da equipe desconhecer a localidade de Arraial dos Afonsos, Camila disse que o motorista e a atendente são de Patos de Minas e conhecem o município. Ela reconheceu que foi feito contato via WhatsApp com o solicitante para conseguir a localização exata, mas como não houve resposta, a ambulância foi enviada imediatamente para a comunidade.

O SAMU Regional disponibilizou o espelho da comunicação interna. Pela tela é possível perceber que o chamado entrou no sistema às 14:35, a ambulância saiu às 14:41, porém o deslocamento foi cancelado às 14:42 devido ao falecimento do paciente.


O Cisreuno também emitiu uma nota formal. Leia a íntegra:

No dia 13 de outubro de 2022, às 14 horas 33 minutos e 43 segundos, a Central de Regulação Médica do SAMU192 Macrorregião Noroeste recebeu o chamado por atendimento de socorro médico pelo telefone 192 feito pelo cidadão que se identificou pelo nome de Jean.

O Técnico de Regulação Médica que recebeu a ligação procedeu com os procedimentos próprios conforme padrão estabelecido pelas Normas do Ministério da Saúde, fazendo as perguntas de praxe para, a partir de então, repassar o chamado ao Médico Regulador.

O Técnico em Regulação Médica repassou o atendimento ao Médico Regulador às 14 horas, 35 minutos e 56 segundos para avaliação. O solicitante relatou ao Médico Regulador que o paciente encontrava-se infartado e respirando, mas não concedeu mais informações, pois a ligação estava chiando e com falhas.

Às 14 horas 36 minutos e 41 segundos, a Equipe da Ambulância ficou ciente do chamado e autorizada a iniciar o deslocamento, até que fossem obtidas maiores informações sobre a localização.

Às 14 horas e 37 minutos e 21 segundos, a Controladora de Frotas pediu a confirmação da localização via WhatsApp junto ao solicitante, porém não houve resposta.

Às 14 horas, 41 minutos e 32 segundos, a Controladora de Frotas fez contato novamente com o solicitante, via telefone, na tentativa de buscar mais informações ou localização exata para agilidade no atendimento.

Às 14 horas 41 minutos e 59 segundos, a Controladora de Frotas informou ao solicitante que foi liberada a Ambulância e que a Equipe Técnica já estava a caminho. Naquele momento, o solicitante pediu o cancelamento do chamado informando que o paciente veio a óbito.

Às 14 horas 42 minutos e 23 segundos, a Equipe da Ambulância que estava a caminho para o atendimento foi informada do pedido de cancelamento do chamado pelo solicitante. A ocorrência/chamado foi encerrada as 14 horas 42 minutos e 25 segundos.

O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DA REGIÃO AMPLIADA NOROESTE – CISREUNO, na prestação dos serviços de Urgência e Emergência, busca o atendimento sempre pautado na supremacia do interesse público levando socorro a todas pessoas que precisarem. Neste sentido, seguimos, rigorosamente, todos os protocolos de atendimento do Ministério da Saúde e demais Deliberações da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, contando com Equipes de atendimento preparadas para a devida prestação dos serviços.

O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DA REGIÃO AMPLIADA NOROESTE – CISREUNO anexa a essa presente Nota de Esclarecimento relatório informatizado do histórico do atendimento realizado, resguardando os dados da Equipe de Regulação Médica, os dados do Solicitante pelo atendimento e os dados do paciente, em observância a Lei Geral de Proteção de Dados.

O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DA REGIÃO AMPLIADA NOROESTE – CISREUNO se solidariza com toda a família do paciente que veio a óbito, manifestando as mais profundas condolências.

Fonte: Patos Notícias/Foto: Clube Notícia

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




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