SAMU Regional nega negligência no caso de trabalhador da zona rural que enfartou e morreu antes do socorro chegar
O socorro teria chegada chegado ao local 40 minutos após ser acionado em Patos de Minas
Um morador de Patos de
Minas denunciou, nas redes sociais, um suposto atraso no atendimento do SAMU
Regional. Um trabalhador sofreu um infarto e faleceu antes da chegada do
socorro. O fato aconteceu na tarde de quinta-feira (13) na comunidade rural de
Arraial dos Afonsos. A administração do SAMU alegou que a ligação telefônica
estava ruim e que a ambulância foi enviada em menos de cinco minutos após a
triagem.
O homem de 53 anos prestava serviço numa fazenda quando sofreu o
mal súbito. Um colega de trabalho ligou para o 192 e solicitou uma ambulância.
Segundo ele, a atendente fez diversos questionamentos e chegou a dizer que
desconhecia a localização da comunidade de Arraial dos Afonsos.
Em certo instante, a ligação telefônica caiu. O cidadão entrou
em contato com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, porém ambos o
orientaram a acionar o SAMU.
O solicitante relatou ainda que aguardou pelo socorro por 40
minutos. Por fim, o paciente faleceu antes de ser atendido.
A equipe do Patos Notícias esteve na sede do Consórcio
Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada do
Noroeste de Minas Gerais (Cisreuno) e conversou com a secretária executiva,
Camila Matos, que negou qualquer tipo de negligência.
Segundo Camila, a qualidade da ligação telefônica estava
comprometida e que a ambulância foi enviada assim que a triagem de informações
foi concretizada.
Sobre a alegação da equipe desconhecer a localidade de Arraial
dos Afonsos, Camila disse que o motorista e a atendente são de Patos de Minas e
conhecem o município. Ela reconheceu que foi feito contato via WhatsApp com o
solicitante para conseguir a localização exata, mas como não houve resposta, a
ambulância foi enviada imediatamente para a comunidade.
O SAMU Regional disponibilizou o espelho da comunicação interna. Pela tela é possível perceber que o chamado entrou no sistema às 14:35, a ambulância saiu às 14:41, porém o deslocamento foi cancelado às 14:42 devido ao falecimento do paciente.
O Cisreuno também emitiu uma nota formal. Leia a íntegra:
No dia 13 de outubro de 2022, às 14 horas 33 minutos e 43
segundos, a Central de Regulação Médica do SAMU192 Macrorregião Noroeste
recebeu o chamado por atendimento de socorro médico pelo telefone 192 feito
pelo cidadão que se identificou pelo nome de Jean.
O Técnico de Regulação Médica que recebeu a ligação procedeu com
os procedimentos próprios conforme padrão estabelecido pelas Normas do
Ministério da Saúde, fazendo as perguntas de praxe para, a partir de então,
repassar o chamado ao Médico Regulador.
O Técnico em Regulação Médica repassou o atendimento ao Médico
Regulador às 14 horas, 35 minutos e 56 segundos para avaliação. O solicitante
relatou ao Médico Regulador que o paciente encontrava-se infartado e
respirando, mas não concedeu mais informações, pois a ligação estava chiando e
com falhas.
Às 14 horas 36 minutos e 41 segundos, a Equipe da Ambulância
ficou ciente do chamado e autorizada a iniciar o deslocamento, até que fossem
obtidas maiores informações sobre a localização.
Às 14 horas e 37 minutos e 21 segundos, a Controladora de Frotas
pediu a confirmação da localização via WhatsApp junto ao solicitante, porém não
houve resposta.
Às 14 horas, 41 minutos e 32 segundos, a Controladora de Frotas
fez contato novamente com o solicitante, via telefone, na tentativa de buscar
mais informações ou localização exata para agilidade no atendimento.
Às 14 horas 41 minutos e 59 segundos, a Controladora de Frotas
informou ao solicitante que foi liberada a Ambulância e que a Equipe Técnica já
estava a caminho. Naquele momento, o solicitante pediu o cancelamento do
chamado informando que o paciente veio a óbito.
Às 14 horas 42 minutos e 23 segundos, a Equipe da Ambulância que
estava a caminho para o atendimento foi informada do pedido de cancelamento do
chamado pelo solicitante. A ocorrência/chamado foi encerrada as 14 horas 42
minutos e 25 segundos.
O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA REDE DE URGÊNCIA E
EMERGÊNCIA DA REGIÃO AMPLIADA NOROESTE – CISREUNO, na prestação dos serviços de
Urgência e Emergência, busca o atendimento sempre pautado na supremacia do
interesse público levando socorro a todas pessoas que precisarem. Neste
sentido, seguimos, rigorosamente, todos os protocolos de atendimento do
Ministério da Saúde e demais Deliberações da Secretaria de Estado da Saúde de
Minas Gerais, contando com Equipes de atendimento preparadas para a devida
prestação dos serviços.
O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA REDE DE URGÊNCIA E
EMERGÊNCIA DA REGIÃO AMPLIADA NOROESTE – CISREUNO anexa a essa presente Nota de
Esclarecimento relatório informatizado do histórico do atendimento realizado,
resguardando os dados da Equipe de Regulação Médica, os dados do Solicitante
pelo atendimento e os dados do paciente, em observância a Lei Geral de Proteção
de Dados.
O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA REDE DE URGÊNCIA E
EMERGÊNCIA DA REGIÃO AMPLIADA NOROESTE – CISREUNO se solidariza com toda a
família do paciente que veio a óbito, manifestando as mais profundas
condolências.
Fonte: Patos Notícias/Foto: Clube Notícia