São Lucas: Administrador fala das polêmicas do hospital e do Centro Oncológico AZ
Em entrevista ao Debate 98, o administrador do Hospital do São Lucas, Rafael Rodrigues, falou sobre as dificuldades enfrentadas na unidade e também no Centro Oncológico AZ. Dentre outros problemas, ele citou a defasagem da tabela do SUS como um dos principais fatores que impedem, por exemplo, a realização de cirurgias em pacientes com câncer. Rafael também explicou a situação sanitária do hospital, além de comentar os detalhes de uma possível venda do HSL e do Centro AZ.
Atualmente, parte das cirurgias oncológicas foi transferida para a cidade de Uberaba. A justificativa, no entanto, é controversa. Para o administrar do São Lucas, o problema envolve tanto as questões técnicas (tabela do SUS e outros) tanto as questões de natureza política. Ou seja: a transferência do serviço foi uma decisão tomada pelos gestores municiais de saúde, mas também levam em conta as dificuldades enfrentadas em Patos de Minas.
Na entrevista, Rafael Rodrigues deixou claro que o Centro Oncológico pode estar sendo vendido. Ele afirmou que ouviu rumores sobre a negociação, mas ninguém da unidade confirmou as tratativas. Já uma possível venda do Hospital São Lucas não está descartada. Há, pelo menos, três empresas interessadas, uma paulista e outra belo-horizontina, mais a Pró-Saúde.
Para conferir a entrevista completa, é só assistir o vídeo abaixo: