Secretaria de Desenvolvimento Social de Lagoa Formosa realiza roda de conversa sobre o Agosto Lilás; mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de
Lagoa Formosa realizou no dia 27 de agosto de 2025, no Salão Paroquial, uma
Roda de Conversa sobre o Agosto Lilás – Conscientização pelo fim da violência
contra a mulher.
O Agosto Lilás é um marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres e, em 2025, ganha ainda mais força com a campanha “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, que reforça o papel da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas. É fundamental garantir que as mulheres vítimas de violência recebam o suporte necessário para romper com este ciclo.
De acordo com a Secretária,
Juliana Borges, a assistência social atua de forma integrada com as políticas
de segurança pública e saúde, oferecendo apoio psicológico, jurídico e
socioeconômico às vítimas (vídeo).
O evento ainda contou com a participação de profissionais da área para falar sobre os tipos de violência, os impactos, direitos e cuidados necessários com as vítimas. Participaram da Roda de Conversa a Dra. Suzy Kerley Lara Lima, Defensora Pública do Estado de Minas Gerais, a sargento Solismar de Fátima Fonseca, da Polícia Militar e Rádio patrulha de Proteção à mulher, Dr. Yeril Chana, Médico Psiquiátrico e Carlos Alberto, Psicólogo Clínico e Neuropsicólogo, que falou sobre o acolhimento à vítima, a importância do acompanhamento psicológico, traumas, e os impactos na autoestima e auto confiança (vídeo).
Já Dra. Suzy falou sobre os tipos de violência contra a mulher e a lei Maria da Penha. A Sargento Solismar falou sobre os canais de denúncia e a importância de denunciar, e também as principais medidas protetivas. O psiquiatra Dr. Yeril ressaltou sobre a importância de buscar ajuda e os impactos da violência contra a mulher na saúde mental.
O instrutor de música e Karatê do CRAS, Max Brian,
abrilhantou o evento com músicas que fizeram que todos cantassem juntos com ele
(vídeo).
A campanha do Agosto Lilás é importante para proporcionar momentos como estes, que divulgam informações sobre os direitos
das vítimas, incentiva denúncias de casos de violência doméstica e de gênero, e
promovem o empoderamento feminino para quebrar o ciclo da violência.
Em Lagoa Formosa, como não existe a Delegacia da Mulher, as vítimas de violência podem fazer denuncias pelo 190 (Policia Militar) ou por meio do 181(Disque Denúncia), também elas podem procurar o CRAS para acolhimento e orientações.
Fonte: Juliana Borges -Secretária Municipal de
Desenvolvimento Social