Secretaria de Desenvolvimento Social e de Saúde realizam Blitz educativa em Lagoa Formosa

Regionais | Lagoa Formosa

03 Julho, 2014

0

Secretaria de Desenvolvimento Social e de Saúde realizam Blitz educativa em Lagoa Formosa


A Secretaria de Desenvolvimento Social juntamente com a Secretária de Saúde de Lagoa Formosa realizaram nesta quinta feira (03) uma blitz educativa, pelo dia internacional de combate as Drogas, dia este que foi estabelecido pela ONU em 1987 com o objetivo de estimular o debate sobre o assunto, planejar ações de enfrentamento ao uso, abuso e tráfico de drogas ilícitas e criar ações de cooperação para uma sociedade livre da dependência química.

Ao longo destes 27 anos, não há muito que comemorar. As estatísticas mostram um consumo crescente no número de usuários, com iniciação cada vez mais cedo. O tráfico está cada vez mais ousado e a cada dia surgem novos tipos de drogas.

O combate às drogas é papel de todos e só conseguiremos avanços significativos quando todos assumirem as suas responsabilidades. Devemos começar por cada um de nós. Precisamos descruzar os braços, parar de enxergar esse pesadelo como algo distante de nós e que só acontece na casa do vizinho. Ninguém está imune a esse problema crescente e menosprezar os seus perigos, não nos traz proteção alguma, pelo contrário, coloca-nos em situação de vulnerabilidade. Negar um perigo não é suficiente para fazê-lo deixar de existir, mas é o bastante para nos levar a acomodação.

Os pais possuem dentro da família o papel de norteadores das condutas dos filhos e não podem se omitir de suas responsabilidades. Devem trabalhar incisivamente na construção de uma educação preventiva, para chegar primeiro que às drogas. Precisam, desde o mais cedo possível, conversar e orientar suas crianças, com posicionamento claro e firme, sem esquecer que para influenciar é fundamental serem exemplos e possuir o mínimo de conhecimento possível para uma argumentação segura e convincente.

Não podemos esquecer que a dependência química é doença e precisa de tratamento, em muitos casos até com a necessidade de internações em Comunidades Terapêuticas ou Clínicas para recuperação, e para isso Lagoa Formosa conta com o Programa ALIANÇA PELA VIDA,que consiste em internação voluntaria de dependentes químicos  em  clinicas credenciadas ao programa, e para famílias contamos com o grupo de apoio as famílias dos dependentes AMOR EXIGENTE .

Interessados procurar a secretaria de DESENVOLVIMENTO SOCIAL  na Rua Antônio Cadete  445 próximo a APAE.

Fonte e Fotos: Secretaria de Desenvolvimento Social

Fonte: Hamilton Amorim

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (8)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)