Secretaria de saúde de Lagoa Formosa realiza arrastão contra a dengue e riscos no Carnaval

O evento contou com a participação de colaboradores de todas as UBS

Notícias | Saúde

02 Março, 2019

0

Secretaria de saúde de Lagoa Formosa realiza arrastão contra a dengue e riscos no Carnaval


A Secretaria de Saúde de Lagoa Formosa, através de suas UBS’s, realizou na última quinta-feira (28/01), um arrastão pelas ruas da cidade com o objetivo de prevenir contra a dengue e alertar a população sobre algumas situações a serem evitadas nos dias de carnaval. A caminhada teve início às 17h00, em frente ao Hospital Municipal “Dr Bininho”, e final na Praça Nossa Senhora da Piedade.


De acordo com informações da coordenadora Dayane Brito, cada UBS preparou um tema que foi usado para alertar os moradores da cidade, quanto aos perigos do aumento da proliferação do mosquito da dengue na época do carnaval, assim como acidentes de transito devido, principalmente, à mistura álcool e direção veicular, sendo que neste último caso, a equipe da UBS Alzira Borges, fez a abertura da caminha, onde foi usado até um veículo acidentado e pessoas “machucadas” simbolizando os efeitos que podem gerar a mistura. 

Já a equipe de Endemias, com colaboradores da secretaria de saúde, lembrou que a luta contra a dengue continua ativamente no carnaval, sendo que nesta época aumenta consideravelmente o lixo produzido pelas pessoas, e que este é um dos grandes criadouros do mosquito. Por isso, a recomendação é para que a população não jogue latinhas, garrafas de bebidas, nem vasilhas descartáveis no chão ou em locais inadequados. O acumulo de água nesses materiais em decorrência das chuvas pode atrais o mosquito da dengue, zika e chikungunya.

Por outro lado, a UBS Lázaro Mundim e CAPS, ressaltam a importância do uso de camisinha, principalmente nesta época do ano. A AIDS não tem cor, gênero, sexo e não tem identidade.  Viva a vida sem DST. Previna-se, use camisinha. Procure sua unidade de saúde e faça o teste rápido, ressaltam as colaboradoras da unidade. Também a UBS Sebastião Gontijo se engajou na campanha e na luta conta o tabaco, com a campanha  “cigarro mata” hoje você acende um cigarro, amanhã ele te apaga.

Dayane conta que finalizando a mobilização, a equipe da UBS Evandro dos Reis, NASF e familiares reforçaram a importância do respeito sobre a diversidade. Diga não à homofobia. Preconceito machuca. Você não é obrigado a ser, você não é obrigado a entender, mas você é obrigado a respeitar. Ela aproveitou o momento e em nome da Secretaria de Saúde desejou a todos um ótimo carnaval.

Pessoas e empresas que apoiaram o arrastão Emílio, Auto Socorro Sucesso, Interact, Polícia Militar, Polícia Civil e Bianca Santana. 

 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (4)

COMENTÁRIOS (0)