Secretaria de Saúde de Rio Paranaíba realiza trabalho na zona rural para prevenir proliferação do "barbeiro"

Notícias | Saúde

04 Dezembro, 2013

0

Secretaria de Saúde de Rio Paranaíba realiza trabalho na zona rural para prevenir proliferação do


A Secretaria de Saúde, da cidade de Rio Paranaíba, realiza um trabalho na zona rural do município orientando moradores sobre como manter as propriedades limpas para prevenir a proliferação do barbeiro, inseto transmissor da doença de chagas. De acordo com a Vigilância em Saúde, duas espécies foram encontradas no município, mas a secretaria afirma que a doença foi praticamente erradicada na região. Os trabalhos estão sendo orientados pelos fiscais sanitários da Vigilância em parceria com a Secretária de Saúde.

O fiscal Sanitário, Fernando Ferreira da Silva, disse que o setor analisa os barbeiros encontrados, um deles é da espécie mais comum e o outro é da mesma família, porém pouco conhecido. “Vamos comparar, através de fotos, e encaminhar para a superintendência para obtermos uma resposta final. Assim teremos certeza de que estas amostras são transmissores da doença ou não”, explicou. Segundo Fernando, se for constatado que o barbeiro é transmissor de chagas será feito um trabalho para alertar a população.

De acordo com o agente de endemias, Iago Silva Borges, o barbeiro fica em lugares onde há aglomeração de madeiras, em paiol, galinheiro e chiqueiro de porcos. A busca exige paciência e é um trabalho que é compartilhado com os produtores rurais. “Tem que seguir as orientações, pois é perigoso para nós e para nossos vizinhos”, disse a produtora Sônia Gonçalves.

O produtor Evandro Noberto dos Santos descobriu que tem a doença de chagas há dois anos e também colabora com a campanha. “Temos que ficar atentos, pois só quem tem a doença sabe como é difícil e como seria mais fácil ter feito a prevenção”, disse. “Quem encontrar algum barbeiro, o correto é recolher o inseto, trazer para a secretaria para fazermos a análise e averiguar se realmente é o vetor ou não”, explicou o secretário de Saúde, Valter Nísio Andrade Júnior.

Fonte: Tv Integração

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (2)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)