Secretaria de Saúde está em alerta contra a Dengue
O número crescente de casos de dengue em Patos de Minas preocupa autoridades da saúde. Desde o inicio do ano já foram noticiados cerca de 2200 casos da doença. E o que mais chama a atenção é que todos os protocolos de combate ao mosquito transmissor estão sendo cumpridos rigorosamente. Nos últimos meses não houve interrupção do serviço, mesmo assim a frequência com que os focos são encontrados já é duas vezes superior ao índice aceitável.
Ciente do risco de epidemia, o secretário de saúde, Dirceu Deocleciano, em entrevista, na manha desta segunda-feira (29/04), fez um alerta à população ''Estamos em um período crítico por conta da intensificação do período chuvoso, que associado ao calor contribui com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue). É preciso que a população esteja em alerta e que cada um faça a sua parte'', afirmou.
Ainda de acordo com o secretário, através de visitas educativas e divulgação, as pessoas estão sendo orientadas para que saibam do risco de uma possível transmissão viral. Uma equipe de agentes já está nas ruas em visita às casas.
Veja abaixo as medidas preventivas para o controle do mosquito:
1. Evitar água parada.
2. Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.
3. Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.
4. Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.
5. Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.
6. Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.
7. Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.
Matéria:Weslley Raphael
Fonte: Juliana Araújo