Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza blitz educativa sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes

A ação aconteceu em frente ao pelotão da Polícia Militar

Notícias | Sociedade

23 Maio, 2019

0

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza blitz educativa sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes


A Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Social de Lagoa Formosa, o CRAS, a Polícia Militar e o Conselho Tutelar, realizaram no dia 21 de maio de 2019 uma blitz educativa referente à Campanha “Faça Bonito”, sobre a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação aconteceu de 08h30 as 09h30 em frente ao 4º pelotão de Polícia Militar na Avenida Brasil. De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mirian Helena, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar e orientar a população quanto à importância de proteger as crianças e denunciar caso seja consumada a violência.

A Campanha Faça Bonito é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. A Campanha 'Faça Bonito' nasceu alusiva a 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Para além da data, a campanha com os dizeres “Faça Bonito Proteja nossas Crianças e Adolescentes” é permanente e realizada o ano todo por meio da conscientização no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Uma orientação da campanha é de que pais, responsáveis e professores estejam atentos aos comportamentos das crianças no dia a dia, já que, na maioria das vezes, ela não terá coragem de denunciar o caso, seja por medo ou por vergonha.  A violência pode causar vários transtornos na vítima como agressividade, isolamento, medo, depressão e, até, tentativa de suicídio. Vale ressaltar, também, que a culpa nunca é dela.

Para denunciar qualquer caso de violência sexual infantil em Lagoa Formosa, é necessário procurar o Conselho Tutelar pelo 99673-4698 (Plantão) ou 3824-1578 e a Policia Militar pelo 190 ou o Disque 100, vinculado à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

Fonte: Mirian Helena de Lima Mota – Secretária Municipal de Desenvolvimento Social

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (15)

COMENTÁRIOS (0)