Secretaria Municipal de Saúde realiza Levantamento de Índice Rápido de "Aedes Aegypti"
Durante os dias 27,28 e 29 de agosto a Secretaria Municipal de Saúde realizará em Patos de Minas um Levantamento de Índice Rápido de “Aedes Aegypti” (LIRAa). Cerca de 4 mil domicílios devem ser visitados no período.O Levantamento é fundamental para gerar informações oportunas a fim de aumentar a eficácia do controle e combate ao vetor “Aedes Aegypti”. Essas informações direcionam o trabalho diário nas áreas de endemias, bem como mostram as áreas prioritárias para as ações de mobilização social.
A Secretaria de Saúde ressalta que a eliminação dos criadouros predominantes depende da ajuda e atitude de todos os moradores. Sendo assim, solicita a colaboração de toda a sociedade, abrindo suas residências para a visita dos agentes de endemias. De acordo com Flávia Patrícia Mendes, agente de dengue e educadora, até quinta-feira desta semana pelo menos 5% dos domicílios da cidade serão visitados. A partir do fechamento dos dados, a Secretaria Municipal de Saúde terá um parâmetro e condições de mapear os locais de maior infestação da dengue no Município.
Ao todo, serão 100 agentes de dengue que irão a campo fazer a vistoria dos imóveis. Eles recolhem ovo, larva, pupa e adulto. Todo o material é levado posteriormente para testes em laboratório. O resultado do Levantamento de Índice Rápido de “Aedes Aegypti” deverá ser divulgado na sexta-feira. Patos de Minas viveu este ano um surto de dengue e, para evitar que o Município enfrente novamente o problema, é preciso desenvolver ações como essa. O trabalho preventivo é sempre o melhor remédio contra a doença e o mosquito ”Aedes Aegypty”.
Fonte: Débora Araujo