Secretário de Agricultura de Patos de Minas se reúne com representantes dos produtores rurais e comerciantes para criação de Comissão do CEASA
O Secretário de Agricultura do município de Patos de Minas, Carlos Naimeg, reuniu-se na manhã desta Segunda-Feira (25/02) com representantes dos produtores rurais, lojistas, comerciantes, compradores, EMATER e diretor do CEASA para discutirem sobre a criação da “comissão da CEASA”. O novo diretor José Armando Resende, ressaltou que a previsão de funcionamento da comissão é de aproximadamente 60 dias. A reunião teve início às 10h00 da manhã.
De acordo com o Secretário de Agricultura, o objetivo da criação da comissão é decidir sobre todos os movimentos do Ceasa, como por exemplo, horário de funcionamento, normas e todos os outros procedimentos do local. Vários outros assuntos foram abordados no encontro com os representantes. O secretário disse também que está em pauta com os fornecedores que pertencem à Associação de Produtores da Agricultura Familiar, o fornecimento de frutas e verduras para a merenda escolar do município de Patos de Minas.
Carlos Naimeg informou que pretende criar o banco de alimentos, que consiste em selecionar sobras de verduras e frutas em bom estado de conservação para serem distribuídas para entidades carentes da cidade e região. O banco de alimentos será inspecionado por nutricionistas para que todas as sobras sejam de real valor nutritivo. A nova diretoria da CEASA tomou posse no dia 10 de Janeiro de 2013, com o intuito de colocar em funcionamento as normas do local e que não estavam sendo cumpridas.
O diretor José Armando Resende, falou que o horário de funcionamento da CEASA sofreu alterações, sendo que nos dias de comercialização dos produtores a liberação para o comércio é a partir das 07h00 da manhã para compra e 07h30 para que os clientes comecem a recolher os produtos negociados. Antes os portões só eram abertos às 08h00 da manhã. Os compradores tem acesso ao estacionamento da CEASA às Segundas e Terças-Feiras a partir das 04h00 da madrugada, mas os mesmos precisam aguardar até as 07h00 da manhã quando os produtores são liberados para dar início as negociações das mercadorias.
Fonte: Vanderlei Gontijo