Segunda etapa da reforma da Igreja de Areado é concluída, mas verba foi insuficientes para finalizar os trabalhos
A Igreja de Nossa Senhora das Dores, que fica no Distrito de Areado, município de Patos de Minas, teve sua segunda etapa de reforma concluída, mas os recursos foram insuficientes e a mesma se encontra precária. Seis operários trabalharam para tentar salvar uma das obras mais antigas do município de patos de Minas.
A segunda fase da restauração foi entregue nesta quarta-feira (24/10) às 18h00. Para a entrega da restauração do Frontispício e Coro, o Bispo Diocesano, Dom Cláudio Nori Sturm, celebrou uma missa, juntamente com o Pároco, Padre Sinésio Lucindo Mendes. A restauração da Igreja começou no mês de Agosto.
Ela já faz parte do patrimônio histórico da humanidade, por ter sido construída nos meados do século XIX, e por sua estrutura nunca ter sido modificada. Mas com o passar dos anos a madeira na construção não resistiu em algumas áreas e os fiéis estavam correndo até mesmo riscos físicos nos momentos de celebrações no local.
Segundo o Padre Sinésio Lucindo Mendes, que é pároco da paróquia o local estava praticamente sem condições de uso. O mesmo disse à reportagem do Portal Patos 1, que a restauração está tirando a insegurança que os fiéis da igreja estavam passando. De acordo com Padre Sinésio, as missas em Areado só acontecem aos Domingos no horário de 17h00 ás 18h00
Os recursos que estão sendo usados são oriundos do Fundo Estadual de Cultura (FEC), junto ao Governo Estadual, da administração municipal e da associação dos amigos da igreja de Areado, sendo que R$86.188,00 foi Governo de Minas, e o restante fundos conseguidos através da associação.
O Pedreiro Sílvio Romero dos Santos, que trabalhou por aproximadamente 100 dias no local, disse que uma das maiores preocupações dos operários foi em manter a estrutura do patrimônio da humanidade com suas formas originais. Ele disse que por terem sido danificadas com o tempo algumas peças de madeira tiveram que ser substituídas, mas nos mesmos parâmetros anteriores.
A Igreja de Areado, que se transformou em patrimônio histórico da humanidade, foi construída no final do Século XIX, cujo estilo arquitetônico obedece aos padrões formais das capelas coloniais de Minas Gerais.
O Presidente da associação de amigos da Igreja, Geenes Valentim, informou que foi precisou colocar vigas de metal em algumas partes, para melhorar a sustentação da obra. O mesmo disse que para restaurar por completo a obra, a previsão é que serão necessários cerca de 500 mil reais.
Fonte: Vanderlei Gontijo/Fotos:Aislan Henrique