Segundo presidente da AMAPAR Lagoa Formosa e Carmo do Paranaíba receberam doses da vacina contra COVID-19 trocadas

As secretarias de saúde de Patos de Minas e Lagoa Formosa dizem que a declaração é inverídica

Notícias | Saúde

28 Abril, 2021

0

Segundo presidente da AMAPAR Lagoa Formosa e Carmo do Paranaíba receberam doses da vacina contra COVID-19 trocadas


Na tarde desta quarta-feira (28/04) o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião Alto Paranaíba- AMAPAR, César Caetano, durante entrevista afirmou que várias pessoas receberam doses trocadas de vacina contra a Covid-19 em várias cidades da região. Ele afirmou que duas pessoas de Lagoa Formosa e duas de Carmo do Paranaíba também tomaram alguma dose errada da vacina. Já na cidade de Patos de Minas 9 pessoas que receberam doses trocadas, disse o presidente.

 

Já a secretaria de estado de saúde de Minas Gerais informou uma lista onde investiga e acompanha os casos relativos a erros de imunização em todo o estado, mas Patos de Minas, Lagoa Formosa e Carmo do Paranaíba não aparecem.

 

Por meio de nota, a SES informou: "A Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas - SRS/Patos de Minas - comunica que não reconhece a informação a respeito da troca de vacinas, porque nenhuma secretaria municipal de saúde informou à unidade administrativa, tampouco realizou análises".

 

Em contato com a Prefeitura de Patos de Minas a assessoria de imprensa informou: “A partir do momento em que uma fonte afirma com tanta exatidão que há uma investigação em curso na SMS, ela também deve apontar de onde surgiu essa apuração e investigação. No momento, não há nenhuma investigação em curso na secretaria municipal de Saúde que trate de tal denúncia ou reclamação parecida, portanto, uma inverdade”.

Confira as cidades e quantidade de casos que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) investiga e acompanha os casos relativos a erros de imunização:

 

Arapuá: 1

Araxá: 2

Augusto de Lima: 1

Barbacena: 1

Belo Horizonte: 6

Betim: 1

Brasilândia de Minas: 1

Cachoeira de Minas: 1

Conceição das Alagoas: 1

Contagem: 2

Coromandel: 1

Coronel Fabriciano: 1

Entre Rios de Minas: 1

Ervália: 1

Espera Feliz: 1

Fruta de Leite: 2

Ilicínea: 1

Itaobim: 2

João Pinheiro: 1

Juiz de Fora: 1

Lagoa Grande: 1

Manhuaçu: 1

Mariana: 7

Minas Novas: 1

Monte Carmelo: 1

Montes Claros: 5

Olaria: 1

Pedro Leopoldo: 1

Pirajuba: 1

Poços de Caldas: 4

Poté: 2

Pouso Alegre: 1

Presidente Olegário: 1

Santana de Pirapama: 1

São Sebastião do Oeste: 1

Sete Lagoas: 2

Sobrália: 1

Soledade de Minas: 4

Ubá: 1

Uberaba: 1

Uberlândia: 1

Total: 68 casos de erros de vacinação referentes à intercambialidade de vacinas contra Covid-19.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO PREFEITURA DE LAGOA FORMOSA

 

No Domingo dia (15), foi publicado no Jornal “O Tempo” da capital Mineira, que cerca de 2.500 pessoas que receberam a vacina pela campanha contra a Covid-19 em Minas Gerais, podem ter recebido, de forma equivocada, doses de fabricantes diferentes do imunizante entre a primeira e a segunda aplicação. Segundo a reportagem, isso teria ocorrido na maioria dos Municípios Mineiros, até mesmo em Lagoa Formosa.

A Coordenadora da Vigilância em Saúde Regional, afirmou a Iara Lima, Coordenadora da vigilância em saúde de Lagoa Formosa que ficou surpresa com a publicação, pois na análise dela, não foi realizada por nenhuma das instituições gestoras da saúde (Distrital, Municipal, Regional, Estadual, nem Federal). Não fizeram envio das informações que permitam uma avaliação técnica precisa e verdadeira. Também não esclareceu qual foi à metodologia adotada e nem como conseguiram chegar à conclusão que subsidiou a elaboração da matéria jornalística sem conseguir dados de identificação individual. Somente o Jornal poderá responder questionamentos relacionados ao que afirmam na matéria.

A Secretária de Saúde de Lagoa Formosa Joventina Ferreira ficou surpresa e perplexa com o conteúdo das afirmações do jornal, afirmando de modo categórico que, não existe a mínima possibilidade de ter acontecido isto em Lagoa Formosa. A Secretária comentou ainda que, a equipe da epidemiologia do município encaminha às UBS’s vacinas do mesmo laboratório com intuito de evitar possíveis erros.

 

Matéria: Vanderlei Gontijo/Fonte: Patos Já e Prefeitura de Lagoa Formosa 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)