Semana Municipal do Meio Ambiente teve programação intensa com várias atrações em Patos de Minas

Notícias | Eventos Culturais

10 Junho, 2013

0

Semana Municipal do Meio Ambiente teve programação intensa com várias atrações em Patos de Minas


Diversas entidades de Patos de Minas se mobilizaram durante a semana,  para a realização da Semana Municipal do Meio Ambiente. O evento foi aberto na manhã da última Quarta-Feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, em solenidade realizada no Parque do Mocambo. Autoridades participaram da abertura da programação que terá encerramento na manhã deste domingo (09).

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1972 para marcar a abertura da conferência de Estocolmo. No mesmo dia, foi criado o Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês). O dia é considerado uma das principais ações das Nações Unidas para chamar a atenção do mundo para a maneira como afetamos a natureza e promover discussões entre as nações em busca de soluções para preservação dos recursos naturais.

A Semana Municipal do Meio Ambiente foi criada através da Lei 6.693/2013, de autoria do vereador Lindomar Tavares. O projeto tem a finalidade de promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural no município, realizada sempre na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante a abertura do evento no Parque Municipal do Mocambo, o prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues, assinou importante Decreto que cria também o Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Diversas atividades foram realizadas durante os primeiros dias de programação do evento. Palestras com os temas: “Água o petróleo do futuro”, Coleta Seletiva, Aterro Sanitário e Reaproveitamento de Óleo Doméstico foram realizadas no Plenário da Câmara Municipal e contaram com a participação de representantes da administração municipal, do Legislativo, Fiemg, Apare, Limpebras e Recóleo.

As escolas de Patos de Minas participaram da programação durante as visitas monitoradas ao Parque Municipal do Mocambo. Plantio de árvores, passeio ciclístico, e blitz educativas com distribuição de material informativo, sementes de espécies nativas e frutíferas também fizeram parte do evento de conscientização. Diversas entidades participaram das blitz educativas que foram realizadas nos principais pontos da cidade.     

Neste sábado (08/06), aconteceu de 8hs às 12hs a Mostra de Atividades da Engenharia Ambiental do Unipam e na parte da tarde abertura do Projeto Arte Verde com música e dança. Amanhã, domingo (9), o encerramento será realizado no período da manhã com Passeio Ecológico de Ciclismo, Mutirão de Limpeza e continuação do Projeto Arte Verde.

2013: Ano de Cooperação pela Água - Em busca de soluções conjuntas para preservar os mananciais existentes e conter a escassez de água nas próximas décadas, a ONU declarou o ano de 2013 como o “Ano Internacional de Cooperação pela Água”. Dados da ONU apontam que apenas 3% da água terrestre é adequada para consumo humano e estima-se que, em 2050, 2 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos.

A instituição do “Ano Internacional da Cooperação pela Água” tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre os desafios da gestão, acesso, distribuição e serviços relacionados a este recurso cada vez mais escasso no planeta. A campanha vai destacar ao longo do ano, iniciativas de cooperação de sucesso de água, bem como identificar problemas candentes sobre educação, água, a diplomacia da água, gestão de águas transfronteiriças, a cooperação de financiamento, nacionais e internacionais, quadros legais e as ligações com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A ideia é também chamar a atenção da sociedade civil, empresas e governos para as questões relacionadas à água e saneamento básico, combatendo problemas como a falta de acesso à água potável para cerca de 11% e de redes de esgoto para 37% das pessoas no mundo, e  morte de cerca de cinco mil crianças diariamente por doenças causadas pela falta de acesso à água de qualidade.

O diretor de meio ambiente do Município de Patos de Minas, Civuca Costa, destacou que, seguindo esta linha do “Ano de Cooperação pela Água”, instituído pela ONU, a Semana Municipal de meio ambiente teve o objetivo de abranger em suas atividades, a preservação deste recurso natural. A questão da água foi amplamente discutida em debates realizados durante a programação. Um exemplo foi a palestra realizada na Câmara Municipal, que trouxe o tema: “Água: O Petróleo do Futuro” ministrada pelo consultor ambiental da Fiemg, Deivid Oliveira. 

Matéria: Rejane Gomes

Fonte: Juliana Araújo/ Fotos: Juliana Araújo, Murielle Cristine, Rejane Gomes




Galeria de Fotos (49)

COMENTÁRIOS (0)