Serviço de Inspeção Municipal Consorciado deve ser implantado em cidades da região do Alto Paranaíba

Notícias | Agronegócio

21 Outubro, 2020

0

Serviço de Inspeção Municipal Consorciado deve ser implantado em cidades da região do Alto Paranaíba


Uma oficina de Trabalho para Orientação dos Serviços de Inspeção e das Agroindústrias Participantes do Projeto-piloto CONSIM 2020 esta sendo realizada durante toda essa semana em Patos de Minas. O primeiro dia do evento no auditório do 15º BPM foi marcado pela presença de prefeitos, secretários municipais, representantes de entidades parceiras e de agroindústrias da região. Oportunidade em que a equipe técnica do Ministério da Agricultura, fez uma apresentação sobre o projeto e sua importância no desenvolvimento econômico dos municípios e no fomento da agroindústria regional.

O promotor de justiça, José Carlos de Oliveira Campos Júnior enalteceu a iniciativa dos municípios do Alto Paranaíba na implantação do serviço. “A união dos municípios vai permitir que o produtor que hoje trabalha na clandestinidade, tenha as portas dos mercados abertas. É permitir que as oportunidades cheguem e que a gente consiga mudar uma cultura atrasada de pessoas que querem permanecer com práticas inadequadas, que colocam em risco a segurança alimentar dos consumidores. É de se aplaudir a iniciativa da Amapar e do Consórcio Intermunicipal”, comentou.

Representando o Ministério da Agricultura, o Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Alexander Dornelles, explicou que o momento é de sensibilização dos prefeitos e dos representantes da agroindústria. “Nosso objetivo é trazer as políticas públicas para as pontas. Desde o começo deste ano, criamos um projeto de estimulo aos consórcios públicos, para que se organizem, e com isso, possam beneficiar tanto a população local, quanto a população nacional, que passa a ter acesso aos produtos de determinadas regiões”. O programa do Ministério ainda prevê a oferta de consultoria especializada e gratuita, às agroindústrias da região que se interessarem em se adequar e ampliar seus horizontes de mercado.   

Ainda durante o encontro, representantes de agroindústrias já beneficiados pelo Serviço de Inspeção Regional, receberam os certificados após se adequarem de acordo com as orientações da equipe do Cispar. É o caso do empresário Rodrigo Fonseca, que viu no projeto uma oportunidade de expandir a comercialização de embutidos para além das fronteiras de Patos de Minas e região. “É um grande prazer estar aqui com esse certificado, que vai me atender muito. Só tenho a agradecer ao pessoal do SIM! Poder trabalhar sem ter preocupação com fiscalização, atendendo todo mundo da melhor forma possível, é o grande motivo para legalizar”, disse.

Outro setor que vê com bons olhos a iniciativa do consórcio é o da produção de queijos da região. Presidente da Associação dos Produtores de Queijo do Cerrado, Welington Carlos Viera ressaltou que o consórcio de municípios vem para facilitar para quem quer trabalhar corretamente e conquistar novos mercados. Ele espera que os municípios da região façam a adesão para que a comercialização seja ampliada não só na região, mas também para o mercado nacional.  

Para o veterinário coordenador do SIM em Patos de Minas, Pedro Rogério Pinheiro, o Serviço de Inspeção Municipal tem com proposta garantir ao consumidor final, um produtor de melhor qualidade.  A programação do encontro segue até o dia 23 de outubro com realização de palestras e visitas técnicas às agroindústrias da região.

Fonte e foto: Ascom/Amapar

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (5)

COMENTÁRIOS (0)