Serviços digitalizados geram economia anual de R$ 4,6 bilhões, segundo o governo federal
Plataforma GOV.BR disponibiliza quatro mil serviços públicos totalmente digitais
Com a
digitalização de 84% dos serviços ofertados pelo governo federal, a economia
anual estimada nos cofres públicos é de aproximadamente R$ 4,6 bilhões, segundo
o Ministério da Economia. Uma nova atualização da plataforma GOV.BR passou a
disponibilizar 4 mil serviços públicos digitais para o cidadão do total de 4,8
mil.
De acordo
com o governo, esses serviços são ofertados para a população durante 24 horas
por dia, de domingo a domingo, e atingem aproximadamente 136 milhões de pessoas
que possuem cadastro no GOV.BR. A meta definida na Estratégia de Governo
Digital é de que 100% dos serviços públicos federais estejam digitalizados até
o final deste ano.
“Carteira
de trabalho digital, consulta aos abonos salariais, carteira de trânsito
digital, assim como Meu INSS, são alguns dos serviços mais solicitados pela
população. Também já é possível acessar alguns serviços avançados, como a
transferência eletrônica de veículos e declaração de imposto de renda
pré-preenchida pela Receita Federal”, explica o secretário de Governo Digital
do Ministério da Economia, Fernando Coelho.
A
digitalização trouxe economia também aos cidadãos, já que autenticação de
documentos e deslocamento, por exemplo, não são necessários para a maioria dos
serviços. Para Camila Alves, servidora pública, a digitalização dos serviços
trouxe mais facilidade, inclusive para uso profissional.
“Achei de extrema importância a digitalização. Uso o SEI do Ministério da
Economia quando preciso acompanhar serviços, utilizar documentos tenho acesso
ao SEI externo, que qualquer pessoa pode se cadastrar. Utilizo muito o SouGov
também e a assinatura digital. Com certeza a digitalização só veio a
facilitar”, diz.
Esse
processo contínuo de digitalização e transformação digital provocou uma
reconfiguração da forma de trabalho e do quadro de pessoal, de forma a garantir
a continuidade de atendimento ao público. Entre janeiro de 2019 e julho de
2022, o quantitativo de servidores da Administração Pública Federal foi
reduzido de 626.093 para 570.288 – uma diminuição de 9% no número de servidores
em atividade.
e-Título
A
digitalização também atinge a parte eleitoral. O e-Título, aplicativo da
Justiça Eleitoral, substitui o tradicional título de eleitor impresso no dia
das eleições. O app, que pode ser baixado em qualquer plataforma para uso no
celular ou no tablet.
O
e-Título acumula algumas funções que vão além da forma digital do título de
eleitor. É possível, por exemplo, gerar certidões de quitação eleitoral e de
crimes eleitorais; emitir e pagar multas; consultar o local de votação e
justificar a ausência às urnas, entre outros serviços. Para utilizá-lo, é
simples: basta que o eleitor insira número do título ou CPF, nome, nome da mãe
e do pai e data de nascimento.
Fonte: Brasil 61