Síndrome mão-pé-boca atinge crianças na cidade de Lagoa Formosa

É necessário que os pais tenham cuidado e busquem o diagnóstico rápido

Notícias | Saúde

15 Abril, 2019

0

 Síndrome mão-pé-boca atinge crianças na cidade de Lagoa Formosa


A síndrome conhecida como mão-pé-boca, que consiste em uma “doença” que acomete principalmente crianças de 0 a 5 anos, causando bolhas e feridas nos pés, boca e mãos, além de mal-estar e febre alta está atingindo crianças de Lagoa Formosa. Ao menos dois garotinhos gêmeos contraíram a síndrome recentemente na cidade.

Os pais dos meninos disseram que as bolhas e as feridas começaram a surgir de repente, causando um grande mal estar e desconforto nos filhos. Além disso, a síndrome é altamente contagiosa. Os sintomas do vírus Coxsackie, responsável por provocar a doença, costumam desaparecer após seis dias de infecção. A transmissão é feita normalmente por vias oral e fecal. A doença é motivo de alerta para os pais.

Em Patos de Minas durante entrevista para a equipe da Rádio Clube 98, o encarregado de informações estatísticas da Secretaria Municipal de Saúde, Erivaldo Rodrigues Soares, explicou que a doença é sim motivo de atenção. “Olha,  a doença é sim motivo de preocupação. Geralmente, as pessoas não vão saber diferenciar essa doença de outras, que são muito parecidas”, explicou.

Para o especialista, é necessário que os pais tenham cuidado e busquem o diagnóstico rápido. “A gente orienta a população para que, aparecendo às características da doença, as pessoas procurem as informações necessárias”, disse. No entanto, não há ainda números relativos ao número de casos na em Patos de Minas.

A melhor prevenção, conforme a pediatra Maria Tereza Tavares, da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), é a higiene. “Quem tem contato com as crianças deve sempre lavar as mãos, higienizar bem roupas e alimentos”.

Matéria: Vanderlei Gontijo (Lagoa Formosa) e clubenoticias (Patos de Minas)

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (3)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)