Situação econômica no Brasil faz Prefeitura de Lagoa Formosa demitir 30 funcionários contratados e redução pode ser ainda maior
O prefeito da cidade de Lagoa Formosa concedeu na manhã desta Terça-Feira entrevista ao apresentador Anaírton Lima para falar sobre a demissão de 30 funcionários contratados. O corte foi necessário devido á redução dos recursos financeiros repassados ao município nos dois primeiros meses do ano de 2015. Em relação ao ano passado o valor entregue ao município é inferior 2%. Em 2014 nos meses de Janeiro e Fevereiro a Prefeitura recebeu do governo Federal o valor de R$3.895,136,00. Já em 2015 nos mesmos meses o repasse recebido foi de R$3.825,422,00. José Amorim disse que a medida foi necessária para garantir que os funcionários da prefeitura contineum recebendo seus salários em dia.
De acordo com informações do Prefeito Municipal, José Wilson de Amorim, a crise que ameaça o país e com a diminuição dos valores repassados ao município pelo Governo Federal nos 02 (dois) primeiros meses do ano fez com que ele tomasse as precauções antecipadamente. Ele disse que Lagoa Formosa tem dinheiro de reserva, mas que não pode mexer no mesmo porque a cidade ficaria sem recursos se for necessário com urgência, principalmente na área da saúde e educação. Zé Amorim diz que a primeira medida foi reduzir gasto. Alem dos 30 funcionários demitidos, a prefeitura começou os cortes internos, como por exemplo, o cafezinho dos funcionários, economia com gastos de energia elétrica e água.
Ainda segundo o chefe do executivo municipal de Lagoa Formosa, a medida poderá atingir até os próprios funcionários concursados, mas estes não poderão ser demitidos. Eles podem no máximo ser dispensados do trabalho e permanecendo em casa os mesmos tem direito de receber uma parte do salário. Mas o prefeito ressalta que está é uma apenas uma hipótese no caso da crise nacional for longa e os recursos repassados para o município continuar diminuindo. Para o prefeito não adianta ficar dizendo que as coisas estão boas para o Brasil, sendo que a crise na economia já está por todas as regiões do país. Aproximadamente 30 funcionários que exerciam cargos como contratos pela prefeitura foram demitidos.
Fonte: Vanderlei Gontijo